Especialista aponta benefícios da colônia de férias para crianças no período sem aulas

Especialista aponta benefícios da colônia de férias para crianças no período sem aulas

O fim do ano letivo pode ser um bom momento para que as crianças, cada vez mais imersas no mundo digital, aproveitem a infância como merecem. As famílias podem procurar opções de lazer e entretenimento que despertem o interesse e promovam lazer e ludicidade. Para isso, é preciso investir em momentos de criatividade e diversão, seja em brincadeiras em casa ou em uma colônia de férias, por exemplo.

Propor opções divertidas no mundo real é uma alternativa para reduzir o período em que essas crianças ficam expostas aos aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, que têm substituído momentos de conversas e diversão importantes ao desenvolvimento físico e cognitivo. 

Como esclarece a professora de psicologia da Estácio, Elaine Eufrásio, é no brincar que a criança extravasa e exercita as emoções. “Com o uso de telas isso não é possível. De forma alguma o mundo virtual pode substituir a interação social, momentos com a família e brincadeiras, porque isso pode acarretar problemas psíquicos e emocionais”, alerta a especialista em Psicopedagogia e em Saúde da Família. Assim, investir na diversão real é resgatar a infância e a ludicidade perdidas com o uso indeterminado das telas. 

Resgate de brincadeiras tradicionais

Algumas brincadeiras tradicionais podem ser resgatadas pelos familiares, como pular corda, jogar bola, andar de bicicleta e outras como os jogos de tabuleiro e cartas que boa parte das crianças adora. Opções não faltam. A ideia é utilizar essas opções e aproveitar em família, como explica a pedagoga e coordenadora da Brinquedoteca da Estácio, Bruna Braga: “os pais devem buscar as memórias da própria infância, propor as atividades e se envolver nas dinâmicas”.

“Brincadeiras com tinta guache, criação e contação de histórias, além de trabalhos manuais, são ótimas alternativas para despertar a imaginação das crianças. Existem muitos objetos que temos em casa que podem ser transformados: uma caixa de pizza pode virar tela para a criança pintar, materiais recicláveis podem ser personagens, carrinhos, jogos diversos. E com um caderno e uma caneta dá pra brincar de jogo da velha e adedonha”, exemplifica a pedagoga. 

Por causa da correria do dia a dia, muitos pais acabam sem tempo para desenvolver essas atividades, mas Bruna incentiva que a prática vire hábito: “Tirar um tempo para brincar faz toda a diferença, tanto para o aprendizado, porque é por meio dos jogos que a criança aprende lições de sociabilidade, disciplina e raciocínio lógico e exerce o estreitamento dos laços, porque a criança enxerga isso como um momento de carinho e de atenção, e também se torna uma lembrança importante para ela”, esclarece a especialista.

Colônia de férias: uma boa opção de interação com outras crianças

Outra alternativa para que as famílias preencham o tempo livre dos pequenos de forma saudável e lúdica é a colônia de férias. A Casa Escola, por exemplo, realiza entre os dias 13 e 23 de dezembro, mais uma edição da Colônia da Casa, com muitas atividades lúdicas e estímulo à criatividade. Cada dia tem uma programação de atividades que promovem diversão, interatividade e lazer para a meninada.

De acordo com Jéssica Tomaz, responsável pela organização da colônia, as tardes terão momentos como o ateliê da chegada e o faz-de-conta, onde os pequenos podem soltar a imaginação com pinturas, recortes, colagens, jogos e atividades manuais que eles adoram. “Teremos também o Steam, com a equipe do Robô Ciência, fazendo experimentos e colocando a mão na massa, descobrindo a ciência como diversão e entretenimento”, explica. 

Além disso, outras atividades também estão no roteiro das duas semanas de diversão, como cirandas, piqueniques, banhos de piscina e de mangueira, futebol, gincanas, confecção de artesanato, caça ao tesouro e muitas atividades. Outros momentos divertidos são o Masterchef Kids, com acompanhamento da nutricionista, e o tão esperado esquibunda.

Podem participar da colônia: alunos da Casa Escola, a partir dos dois anos de idade, e público externo a partir de três anos. Além de toda a diversão, também há a opção da criança almoçar na escola, que pode ser incluída no pacote.

Horários:

Colônia da Casa sem almoço, das 13h às 17h.
Colônia da Casa com almoço, das 11h às 17h.

Para informações sobre valores ou outras questões, entrar em contato com a secretaria da escola pelos números: (84) 3207-2183 / 3207-3262 / 98701-3662.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês