Ubaldo participa de seminário em prol da população LGBT em Mossoró

Ubaldo participa de seminário em prol da população LGBT em Mossoró

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) é uma das presenças confirmadas no I Seminário Regional da PEP, PrEP e Saúde Integral da População LGBT da VIII Regional de Saúde Pública do RN, que acontecerá nos dias 28 e 29/01 no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.

O parlamentar viaja, nesta sexta-feira, à capital do Oeste para participar da abertura do evento, que tem como tema a Visibilidade Trans. “Sempre venho trabalhando esse tema na nossa atuação, desde que eu era vereador de Natal, e fomos provocados a fortalecer essa campanha no interior do estado. É muito importante chamarmos a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. Não podemos relaxar e precisamos multiplicar a campanha no estado, advertindo para os cuidados contra essas doenças”, enfatiza Ubaldo.

AIDS

A Aids já matou 33 milhões de pessoas desde sua descoberta, nos anos 1980. Entre os anos de 2010 e 2020, os casos de infecção pelo HIV no Rio Grande do Norte cresceram 93,1%. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico AIV/Aids da Secretaria de Estado da Saúde Pública, que aponta aumento de casos em todas as faixas etárias, em ambos os sexos, assim como entre grávidas e na ocorrência de óbitos.

A PEP, ou Profilaxia Pós-Exposição de Risco, é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Já o PrEP é o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês