Segundo estudo recente, o Brasil é o 5º no mundo em desperdício de água. Em contraponto, o Natal Shopping economiza cerca de 60% da água consumida no empreendimento
Neste dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a sociedade é convidada a refletir sobre o consumo consciente e sustentável deste recurso tão importante. Empreendimentos como o Natal Shopping, administrado pela Ancar Ivanhoe, já têm em suas rotinas diversas atitudes sustentáveis que contribuem para o reaproveitamento de água, evitando o desperdício.
Na contramão dos números divulgados no último estudo do Instituto Trata Brasil – que coletou informações públicas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e apontou que o Brasil desperdiça quase 40% da água potável que é captada – o Natal Shopping conta com sistemas de tratamento e controle de desperdício da água utilizada em todo o empreendimento.
De acordo com o coordenador de operações do shopping, Daniel Lemos, a água utilizada vem tanto de um poço, quanto da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Essa primeira, precisa passar por um tratamento, já que tem muitos rejeitos, enquanto a da Caern vem tratada das estações de abastecimento.
Para a água do poço, o setor de operações realiza um sistema de tratamento chamado Osmose Reversa. “No processo de purificação, utilizamos água para tratar a água, já que tem muito rejeito. Depois, bombeamos para reservatórios superiores que atendem aos mictórios dos banheiros masculinos. Assim, em vez de descartar, conseguimos fazer esse uso inteligente para evitar o desperdício”, explica Daniel.
Outra estratégia utilizada para evitar desperdício é uma espécie de “arejador”, que fica instalado em todas as torneiras do shopping. A peça mistura ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume na lavagem das mãos. Com isso, o Natal Shopping vem conseguindo economizar até 60% do volume utilizado nas torneiras.
Tecnologia para evitar desperdício
O empreendimento também utiliza um software de automação responsável por controlar o consumo de água em toda a estrutura. Segundo o coordenador de operações, essa tecnologia tem possibilitado um acompanhamento de perto para evitar possíveis desperdícios e garantir a resolução rápida.
“No shopping há vários hidrômetros para acompanhar o consumo mensal. Agora, estamos implementando uma automação desses equipamentos, onde temos acesso à performance de cada setor, em tempo real, pelo computador. Assim, conseguimos identificar vazamentos ou uso incomum de água em qualquer parte do prédio”, esclarece Lemos.
Outras ações de sustentabilidade
Fora o cuidado com o consumo de água, o Natal Shopping também vem se destacando com outras práticas sustentáveis, tais como reciclagem de lixo: em 2021 foram 75 toneladas; reaproveitamento de resíduos orgânicos: no ano passado foram doadas seis toneladas à Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN). Lá, o material é transformado em adubo e comercializado no espaço Sustentabilidade Transforma, que fica no piso L2, ao lado da C&A. O valor arrecadado retorna à EAJ e ajuda a fomentar pesquisas.
Outro espaço destinado à sustentabilidade é o Ecoponto, onde os clientes e as operações da praça de alimentação podem descartar óleo de cozinha. O material é transformado em barras de sabão pela Associação de Idosos Julieta Barros, na zona Norte de Natal. No último ano, foram 110 litros destinados à iniciativa. A venda do sabão também é doada à instituição.
Além disso, os copos usados pelos colaboradores são reutilizáveis, fabricados com material reciclável. E o aproveitamento da luz natural junto à adoção de lâmpadas de LED contribui para economia de energia elétrica.
“São muitas as ações de sustentabilidade adotadas pelo Natal Shopping, que envolvem tanto os nossos clientes, quanto nossa equipe de colaboradores. Também ficamos muito felizes quando conseguimos unir práticas sustentáveis às causas sociais que apoiamos, assim nossa missão se completa”, afirma Daniel Lemos.
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.