Natal Shopping inaugura Hub de Reciclagem

Natal Shopping inaugura Hub de Reciclagem

Hub de Reciclagem do Natal Shopping permitirá o descarte adequado de materiais que serão reutilizados de forma sustentável.

Baseados no pilar da sustentabilidade, um dos fundamentos dos shoppings administrados pela Ancar Ivanhoe, o Natal Shopping inaugura o Hub de Reciclagem, um espaço em que os clientes do empreendimento podem dar destinação correta ao lixo que produzem.

Localizado no 1º piso, ao lado do Suco Bagaço, o Hub de Reciclagem é um espaço direcionado ao descarte de vários materiais, tais como: óleo de cozinha, latinhas, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, tampinhas de garrafa, lâmpadas, papelão e cápsulas de café. Todo material é destinado a ONG’s e instituições parceiras do shopping.

“A inauguração do Hub de Reciclagem do Natal Shopping é mais uma iniciativa que colocamos em prática para auxiliar clientes e lojistas a fazerem o descarte correto de materiais reutilizáveis. Com isso, juntos, ajudamos a reduzir o impacto ambiental do lixo que produzimos e, devagarinho, conseguimos mudar atitudes. Esse é o nosso jeito de ser sustentável”, explica Felipe Furtado, superintendente do shopping.

Natal Shopping inaugura Hub de Reciclagem

Material recolhido dos pontos de coleta em 2021

No ano passado, 75,7 toneladas de resíduos sólidos foram reciclados ou descartados corretamente pelo Natal Shopping. O total se refere tanto ao lixo produzido pelo empreendimento, quanto ao descartado pelos clientes nas lixeiras do mall e nos pontos oficiais de coleta.

Em 2021 foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico e 329 kgs de alumínio direcionados para cooperativas de reciclagem. Além disso, outros 85 kgs de lixo eletrônico (celulares, tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco tiveram o destino correto para não contaminarem o meio ambiente.

“Diminuir o impacto ambiental é um dos pilares operacionais do Natal Shopping, por isso estamos sempre em busca de projetos e iniciativas que tornem o empreendimento cada vez mais sustentável e consciente do seu papel ambiental e social”, enfatiza Furtado.

Tem Sustentabilidade no NAT

O Natal Shopping dispõe ainda de uma loja de produtos sustentáveis feitos a partir da reutilização e reciclagem dos resíduos gerados no shopping. O espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, tem parceria com algumas instituições, como a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) que produz adubo com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação.

Também estão à venda na loja, barras de sabão produzidas pela Associação de Idosos Julieta Barros, a partir do óleo de cozinha descartado pelos clientes e operações de alimentação do shopping no ponto de coleta.

Em relação ao consumo consciente, o empreendimento economiza até 40% do volume de água despejado pelas torneiras dos banheiros. Quanto à energia, o shopping possui claraboias que permitem a entrada de luz do sol nos corredores e estacionamento de motos, diminuindo a utilização de luzes artificiais.

Dentro das boas práticas ecológicas do shopping, estão as quatro vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos . A iniciativa é uma parceria com o grupo Neoenergia e faz parte do projeto Corredor Verde, uma eletrovia que irá conectar seis capitais do Nordeste – de Natal (RN) a Salvador (BA).

As bituqueiras do shopping – destinadas ao descarte correto dos restos de cigarro – também integram as ações sustentáveis do empreendimento. As bitucas coletadas serão transformadas em papel reciclado pela fábrica Votorantim, através de um processo que envolve tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB).

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês