Exibição gratuita tem como objetivo promover o encontro da juventude com arte e refletir sobre inclusão
Em nova exibição, o projeto Movidos à Dança apresenta espetáculo REMIX no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, polo São Gonçalo do Amarante, nesta quarta-feira (9). Com 50 minutos de apresentação, os bailarinos propõem, através da dança, importantes questões sobre acessibilidade que envolvem o público na narrativa sonora e visual do espetáculo. Dividido em duas dimensões, o REMIX entrega arte e discussão social trazendo à tona experiências e memórias vivenciadas por pessoas com e sem deficiência na sociedade.
Dirigido artisticamente por Anderson Leão (Natal/RN) e com coreografia de Denise Stutz (BH/RJ), o espetáculo propõe dois momentos: a apresentação cênica dos bailarinos, profissionais da dança com e sem deficiência física; e um bate-papo do elenco com a plateia, que tem como objetivo captar emoções e impressões sobre o espetáculo.
Durante todo o REMIX, o público é convidado a se questionar e a levar em consideração questões pertinentes à inclusão de pessoas com e sem deficiência na arte. Além disso, o projeto Movidos à Dança promove um relevante e, cada vez mais atual, debate sobre a inclusão social de todos os indivíduos junto ao público que o assiste, em sua maioria jovens.
Para Anderson Leão, o público tem a oportunidade de se encontrar e se libertar a partir da narrativa cênica. “Durante o REMIX somos levados por lembranças que tocam como trilhas sonoras movimentando as nossas nostalgias. É a diversidade de fazer dançar para aproximar a eterna juventude que sempre existirá dentro de nós. Nossa intenção é promover a inclusão entre a juventude, assim é possível vivenciar experiências e diálogos fundamentais para a sociedade, que é repleta de diversidades sociais e culturais”, conclui.
O projeto ‘Movidos à Dança’ é produzido pela Mapa Realizações Culturais e surge a partir da iniciativa de colocar mais arte no dia a dia dos cidadãos. O elenco do espetáculo ‘REMIX’ é composto por cinco bailarinos: Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva (que também é diretor geral), Jamaica Macedo e Michael Skimó. Movidos à Dança tem patrocínio do Instituto Neoenergia, Neoenergia Cosern, Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Lei Câmara Cascudo.
Outro ponto importante do ‘Movidos à Dança’ é que ele se compromete com o ODS 4 – Educação de qualidade, auxiliando no fomento da educação de jovens e adultos no RN, e com o ODS 10 – Redução das desigualdades, que prevê a inclusão social e equidade entre todos os indivíduos, objetivos de desenvolvimentos sustentáveis baseados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O espetáculo Remix foi indicado ao Troféu Cultura 2022, prêmio local que dá reconhecimento aos agentes e grupos culturais locais. A intérprete Ariadna Medeiros e a produtora Tatiane Fernandes também concorrem ao prêmio.
Serviço:
Movidos à Dança, espetáculo Remix
Quando? 09 de novembro, sessões às 9h30 e 13h30
Onde? Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Ingressos? direcionado a comunidade escolar do IFRN SGA.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.