Associação dos Supermercados do RN e Procon-RN reativam programa “De Olho na Validade”

Associação dos Supermercados do RN e Procon-RN reativam programa “De Olho na Validade”

O consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras dos supermercados do RN poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo

Boa notícia para os consumidores potiguares neste dia 15 de março, dia do Consumidor. A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN e o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-RN) assinaram um novo Termo de Cooperação para reativação do Programa “De Olho na Validade”. O documento foi assinado nesta terça-feira (14.mar.2023), pelo presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson, e pelo coordenador-geral do Procon, Thiago Silva.

Com a volta do Programa, o consumidor que encontrar um produto vencido nas prateleiras dos supermercados do RN poderá levar, gratuitamente, um produto igual e próprio para consumo. “Muitos dos nossos associados já estavam seguindo essa prática. O que fizemos ontem foi a oficialização do retorno do programa. Além disso, a parceria nos permite contar com o apoio do Procon/RN nas fiscalizações. Todos saem ganhando“, pontua o presidente da ASSURN.

Se o supermercado não tiver o produto idêntico, o consumidor receberá outro, similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção. Mas se o item substituto tiver preço superior ao vencido, o consumidor deverá completar a diferença. Independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, o cliente receberá apenas uma unidade gratuitamente.

Gilvan Mikelyson explica ainda que a iniciativa visa incentivar, aos fornecedores de produtos do setor supermercadista, à criação de meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos alimentícios, assim como traz mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.

Os supermercados associados à ASSURN que aderirem a ação deverão ostentar em seus estabelecimentos, de forma visível e em destaque, placas e avisos graficamente padronizados sobre o Programa “De Olho na Validade” e suas regras, estimulando a conscientização e educação dos consumidores.

O programa já está valendo e a previsão é que nas próximas semanas campanhas sejam disseminadas nas redes sociais da Associação, Procon e supermercados participantes.

Foto: Wender Gomes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal