Projeto Trapiá Semente promove imersão em Caicó

Projeto Trapiá Semente promove imersão em Caicó

Arte-educadores selecionados começam, neste sábado (25), o processo de imersão nos ensaios da Associação Cultural Trapiá

O projeto Trapiá Semente promove neste sábado (25.mar.2023) na sede da Associação Cultural Trapiá, em Caicó/RN, o primeiro encontro de imersão dos arte-educadores que irão trabalhar com adolescentes para a criação de um grupo de teatro. Eles poderão vivenciar um mergulho no universo da direção de teatro e da cena, a partir do acompanhamento dos ensaios e montagem do espetáculo 1877, que tem estreia prevista para o dia 3 de junho.

De acordo com Lourival Andrade, diretor da Trapiá, “a imersão é um desdobramento dentro do próprio projeto Trapiá Semente, onde os arte-educadores, responsáveis por atuar nos grupos que serão montados em cada cidade seridoense selecionada, acompanharão os processos de trabalho, ensaios, montagens de cenas, discussões etc. da Trapiá”, explica.

A imersão segue um calendário para os próximos meses. No mês de abril, os encontros serão nos dias 1, 15 e 29. Em maio, eles terão dois momentos para acompanhar a reta final dos ensaios do espetáculo 1877, que ocorrem no dia 13 e 27.

Para finalizar o processo de imersão, no dia 3 de junho será a estreia da produção teatral e, em seguida, dão início ao acompanhamento dos grupos de crianças, adolescentes e jovens nos municípios escolhidos.

O que é o Trapiá Semente

Dividido em quatro fases – Semear, Regar, Florescer e Cultivar – o Trapiá Semente promove este ano, na região Seridó, uma ação continuada junto a crianças, adolescentes e jovens para uma vivência no mundo do teatro. A primeira edição do projeto aconteceu no ano passado em seis municípios do Estado: na primeira fase – ‘Semear’ – os municípios recebem duas apresentações do espetáculo ‘Menino Pássaro’.

Já na fase ‘Regar’, são realizadas quatro oficinas: iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte. Na terceira etapa – ‘Florescer’ – os participantes apresentam espetáculos criados por eles, com a orientação do arte-educador, e fruto dos ensinamentos que aprenderam durante as fases do projeto. Na fase Cultivar as cidades recebem duas apresentações do espetáculo ‘As Pelejas de Baltazar’ e as oficinas ‘O som da cena é Movimento’ e ‘Improvisação’.

O Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá, com produção da Mapa Realizações Culturais e patrocínio do Governo do RN, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e do Edital Transformando Energia em Cultura. Além disso, tem apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente de cada cidade participante: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Ipueira, Santana do Seridó, São José do Seridó, São Fernando, Ouro Branco e Parelhas.

Foto: Bruno César

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês