Mascote do Natal Shopping, a elefantinha Naty, apresenta a 200 crianças espetáculo que estimula a prática de medidas simples que conscientizam sobre sustentabilidade
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05), a mascote do Natal Shopping, a Naty, visita os alunos da Escola Municipal Professora Francisca Bezerra de Souza – localizada em Parnamirim. A partir das 9h30 a elefantinha apresenta para 200 crianças seu espetáculo Naty e a Natureza, inspirado em seu livro homônimo.
A escola vai receber a ação por já estar utilizando o livro Naty e a Natureza nas atividades com os alunos em sala de aula. Esta é a segunda edição do projeto Naty nas Escolas, que tem como propósito visitar instituições públicas e privadas, visando estimular entre as crianças a prática de ações simples que preservem a natureza.
Escrito por Gustavo Sobral e ilustrado por Karine Costa, artistas potiguares, o livro Naty e a Natureza conta a aventura da elefantinha junto com outros animais. Eles embarcam em um passeio pelos pontos turísticos da cidade, como o Parque da Dunas, a ponte Newton Navarro e o Forte dos Reis Magos, para conscientizar sobre a importância do consumo sustentável. Lançado também em braille, promove acessibilidade às crianças com deficiência visual.
O gerente de ESG da Ancar Ivanhoe – administradora do Natal Shopping, Alexandre Sattos, vem a Natal acompanhar esta ação e conhecer outras iniciativas adotadas pelo empreendimento que visam reduzir os impactos no meio ambiente. A exemplo do “Reciclômetro”, painel de led que exibe em tempo real o volume dos resíduos reaproveitados pelo shopping ou enviados para o descarte correto.
Outra ação é o Hub da Reciclagem, onde os clientes podem descartar os resíduos produzidos em casa como papel e papelão, alumínio, vidro, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Todo o material é destinado a cooperativas de reciclagem ou instituições que reaproveitam os resíduos.
Os que levarem resíduos sólidos – latas de alumínios, garrafas pet e outros – podem descartar na Retorna Machine atrelada ao projeto Vale Luz, do grupo Neoenergia. Assim, conquistam descontos na conta de luz ou revertem em doações para as entidades assistenciais. O aparelho fica no Espaço Coworking, no piso L2.
As sobras de alimentos deixadas nas bandejas dos clientes da praça de alimentação têm como destino a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) para a produção de adubo orgânico. No espaço Sustentabilidade Transforma, no piso L2, os clientes podem adquirir o adubo, cujo valor arrecadado é utilizado em ações socioeducativas.
Além disso, as lâmpadas fluorescentes foram trocadas por modelos de LED; as claraboias nos corredores aproveitam a luz natural durante o dia e as torneiras têm instalado um equipamento conhecido como “arejador”, reduzindo sua vazão em 60%.
Todo o consumo de água é monitorado por um software de automação que evita desperdícios por vazamentos. E o sistema de Osmose Reversa reaproveita um volume que seria descartado no tratamento da água do poço que abastece o shopping, destinando esse volume para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.
De janeiro a maio deste ano foram gerados 212.608 Kg de resíduos, sendo reciclados 52.261 Kg, totalizando 24,58% de reciclabilidade. Já a quantidade de resíduos de alimentos processados na compostagem do shopping (in natura) chegou a 26.828 Kg.
“Temos nos dedicado com afinco para fazer a nossa parte nos cuidados com o meio ambiente, seja em iniciativas próprias ou com a parceria de instituições que nos apoiam dando o destino correto aos resíduos. Na seara da educação junto às crianças, o destaque é nossa mascote Naty, que leva até elas informações que certamente vão fazer a diferença para o futuro do nosso planeta”, pondera Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.
Serviço:
Para receber a programação do Naty nas Escolas, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email [email protected].
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.