Prova do concurso da Câmara de Natal com sequência de respostas iguais será refeita

Prova do concurso da Câmara de Natal com sequência de respostas iguais será refeita

A prova em questão era para o cargo de Assistente Legislativo Geral, e as demais provas não serão alteradas

A prova do concurso da Câmara Municipal de Natal, que apresentou uma sequência de 20 questões com a mesma resposta correta, será reaplicada. A decisão foi tomada nesta terça-feira (20.jun.2023), após uma reunião entre a banca organizadora, representantes da Casa Legislativa e o Ministério Público (MPRN).

A prova em questão era para o cargo de Assistente Legislativo Geral, e as demais provas não serão alteradas.

A suspeita de falta de isonomia no exame surgiu devido à sequência repetida de respostas. Embora não tenha sido identificada fraude, a Câmara decidiu pela reaplicação da prova para garantir a credibilidade do certame. A data ainda não foi definida, mas um novo cronograma será publicado em breve.

De acordo com a Fundação responsável pela elaboração da prova, houve uma falha humana no embaralhamento das questões, resultando na sequência repetida de respostas corretas. A Funcern reconheceu a necessidade de refazer a prova para preservar a reputação do concurso.

A reunião também enfatizou a importância de assegurar a igualdade de condições para todos os candidatos e evitar qualquer suspeita de quebra de isonomia no processo. O MPRN ressaltou que não foram identificados indícios de ilegalidade, fraude ou vazamento.

O caso chamou atenção devido à sequência incomum de respostas corretas na prova para o cargo de Assistente Legislativo Geral. As 12 vagas disponíveis nesse cargo eram as mais disputadas do concurso, com 2.710 candidatos inscritos, gerando uma concorrência de 462 pessoas por vaga.

Após a divulgação do gabarito preliminar, a Câmara de Natal manifestou perplexidade com o ocorrido e agendou uma reunião para esclarecimentos por parte da instituição responsável pela realização do concurso.

Foto: Elpídio Júnior/CMNatal/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal