Prefeitura de Natal pretende retomar corte de árvores para readequação viária

Prefeitura de Natal pretende retomar corte de árvores para readequação viária

Corte das árvores gerou protestos de moradores, políticos e ativistas

A Prefeitura de Natal deverá retomar o corte de árvores no canteiro central da Rua Jaguarari, após uma suspensão temporária devido a protestos de moradores, políticos e ativistas. A data para que as árvores voltem a ser cortadas ainda não foi informada. O corte das árvores teve início na segunda-feira (10.jul.2023) e gerou surpresa na região. O projeto prevê a transformação da rua em sentido único, com o alargamento das faixas para acomodar o fluxo de veículos.

Newton Filho, diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), defendeu a remoção das árvores, argumentando que a implantação de acessibilidade para pedestres seria inviável com a permanência do canteiro central e das árvores. “Vai garantir inclusive conforto térmico para o pedestre, que é o principal objeto. A gente não deve plantar árvores para o carro, mas para o pedestre”, considera Newton.

Segundo ele, a obra na região tem duas frentes: a transformação das ruas Jaguarari e São José em vias de sentido único para ampliar a capacidade de tráfego de veículos, com recapeamento, ciclovias e estacionamentos, e a reforma das calçadas, com instalação de equipamentos de acessibilidade e arborização.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a retirada das árvores atende às legislações de acessibilidade e será devidamente compensada, garantindo uma circulação adequada para os pedestres.

A retomada das execuções está prevista após esclarecimentos sobre o projeto e as medidas de compensação ambiental, visando avançar no prazo estimado de 90 dias para a conclusão das obras.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal