Prefeitura de Natal e MPRN chegam a acordo e árvores da Jaguarari serão mantidas

Prefeitura de Natal e MPRN chegam a acordo e árvores da Jaguarari serão mantidas

A acessibilidade será garantida em todas as calçadas, buscando proporcionar espaços amplos para circulação

O impasse envolvendo a retirada de árvores da avenida Jaguarari, na Zona Leste de Natal, teve um desfecho decisivo nesta quinta-feira (20.jul.2023), após um acordo celebrado entre a Prefeitura de Natal e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), em uma cerimônia simbólica realizada no canteiro central da via.

De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Alessandra Marinho, o projeto irá priorizar a mobilidade da região, levando em conta as questões sociais e ambientais para alcançar um equilíbrio adequado. As calçadas terão suas dimensões limitadas para preservar as árvores restantes, e alguns trechos contarão com canteiros, enquanto outros não.

A acessibilidade será garantida em todas as calçadas, buscando proporcionar espaços amplos para circulação. A infraestrutura viária também será adaptada para acomodar diversos meios de transporte ao longo da avenida Jaguarari. Além disso, será realizado o plantio de três novas árvores para cada uma que foi retirada, tanto no mesmo trecho onde ocorreu a remoção, como em outras calçadas com espaço adequado para o vegetal.

O promotor Cláudio Onofre, da 28ª Promotoria de Justiça de Natal, que representa o Ministério Público no acordo, expressou sua satisfação com a sensibilidade da prefeitura em atender às demandas dos moradores e da preservação ambiental. Ele mencionou a importância sentimental da área para os habitantes locais, com árvores plantadas pelas irmãs da Escola Dom Marcolino Dantas.

O vereador Robério Paulino (Psol), que também atua pela proteção da vegetação na avenida Jaguarari, também participou do encontro e celebrou o acordo alcançado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal