Emparn apresenta programação diversificada para a Festa do Boi 2023

Emparn apresenta programação diversificada para a Festa do Boi 2023

Estação Meteorológica e o Sistema de Monitoramento Meteorológico são algumas das ações preparadas para edição deste ano

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) estará na 61ª Festa do Boi 2023, com uma programação especial para levar conhecimentos e tecnologias para homens e mulheres do campo. O evento acontece de 7 a 14 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, localizado em Parnamirim/RN.

As atividades da tradicional Fazendinha é um dos espaços mais visitados, pois conta com a exposição dos animais nos currais das diversas raças do plantel (bovinos, caprinos, ovinos e asininos), além da plantação de diversas culturas como: feijão, sorgo, milho, coqueiro anão verde do jiqui, banana e capiaçu. E ainda tem o laboratório de análises de solo, água, plantas e adubos; laboratório de biotecnologia e o projeto palma forrageira em consórcio com arbustos, uma atração à parte que oferece conhecimento para os homens e mulheres do campo e atrai a curiosidade dos visitantes.

A Fazendinha contará também com uma Estação Meteorológica e no Espaço Agro-Tech, será apresentado o Sistema de Monitoramento Meteorológico. Àqueles que visitam o espaço terão acesso ao material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas pela Emparn ao longo dos seus 43 anos de existência.

Voltado aos produtores rurais, esse ano serão apresentadas duas novas variedades de feijão, o BRS Tumucumaque e o BRS Pajeú. “A tecnologia é da Embrapa e contou com a participação da EMPARN no desenvolvimento dessas cultivares. A EMPARN está negociando com a Embrapa a liberação para a produção e disponibilização dessas cultivares no RN”, explicou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Josemir Neves.

Outra novidade é a parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN que estará presente na Fazendinha com suas principais ações voltadas para aquicultura, zootecnia e pecuária.

Caravanas e Arena

De segunda a sexta-feira a Fazendinha vai receber a visita técnica de caravanas de produtores rurais, por intermédio da parceria entre Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), visando a troca de experiências e tecnologias bem sucedidas relacionadas à convivência com o seminárido, entre os técnicos, pesquisadores e visitantes. “A expectativa é de recebermos em torno de 150 produtores por dia, oriundos de todas as regiões do Rio Grande do Norte”, comentou Neves.

Na sexta-feira (13), será montada a Arena Emparn Senar, uma parceria entre as duas instituições, que terá na programação a palestra do pesquisador da Emparn, José Araújo Dantas falando sobre a ‘Importância do Capiaçu e Kurumi na alimentação de ruminantes’. A programação será diversificada com temas variados como mandiocultura, avicultura de postura, produção de forrageiras e qualidade do leite durante todos os dias de evento.

No sábado (14), acontece uma programação voltada para o corpo técnico do Senar. Na ocasião, os pesquisadores Gilmar Bristot e José Araújo Dantas, falarão respectivamente, sobre o prognóstico do El Ñino para 2024 e sobre a coleta, determinações e interpretação dos resultados das análises de solo.

Central do Agricultor

Outra novidade é a participação da Emparn na Central do Agricultor, localizada no escritório do Governo e coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape). O produtor poderá fazer a encomenda dos produtos da Emparn (sementes, mudas de coco/banana e pintos de um dia) diretamente com a equipe da comercialização e o laboratório de análise de água, solo e plantas, estará recebendo material para análises durante o evento. “Com isso vamos levar para o produtor mais uma comodidade pois na Festa do Boi já poderá encaminhar seu pedido para a nossa equipe”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.

Leilão

No domingo (08), a Emparn disponibilizará 24 animais do seu plantel para comercialização no primeiro leilão de bovinos da Festa do Boi. O evento acontecerá a partir das 19h, no Tatersal José Bezerra de Melo. Serão disponibilizados para venda 24 animais, sendo 07 da raça Gir Leiteira, 7 Sindi, 3 Guzerás, 2 Pardo Suíça, 3 Jumentos e 2 Muares. O leilão é uma realização de E.M. Leilões com a assessoria técnica Thiago Tourão e Redien.

Foto: Sandro Menezes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal