De acordo com a coordenação do Núcleo, a maior parte dos atendimentos foi realizada nas áreas de Direito de Família e do Consumidor
O balanço dos atendimentos gratuitos realizados este ano pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Natal foi motivo de comemoração para o Curso de Direito da Faculdade. Segundo o levantamento divulgado nesta quarta (06), em 2023, foram realizados pelos alunos e professores da instituição de ensino, o total de 200 atendimentos para assistidos em situação de hipossuficiência financeira de todas as regiões de Natal.
Para 2023, foram contabilizados 79 atendimentos no primeiro semestre e 121 no segundo, além da realização de audiências, instauração e acompanhamento de processos judiciais em curso.
“A área mais procurada pelos assistidos foi Direito Civil, mais especificamente ações de alimentos e divórcio, seguidas de demandas de consumo (Direito do Consumidor)”, explica o coordenador do NPJ da Estácio Natal, João Victor Alencar.
Durante os atendimentos, os alunos recebem o acompanhamento de professores e advogadas orientadoras, com experiência em diversas áreas. O Núcleo da Estácio dispõe de salas de atendimento individual, estrutura de triagem, sala de conciliação ampla, além das salas de audiência simulada, para estimular a vivência prática da advocacia entre os estudantes.
Vagas para novos atendimentos
O Núcleo funciona no prédio da Estácio, localizado na Av. Alexandrino de Alencar. E a abertura de vagas para cadastro de novos assistidos acontece a partir de janeiro de 2024, no calendário a ser divulgado pela faculdade.
Para ser atendido, o interessado deve demonstrar que mora em Natal e recebe o valor mensal de até dois salários-mínimos, na triagem realizada pelo Núcleo.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.