Pesquisa do Procon Natal aponta aumento nos preços de itens essenciais para o início do ano letivo
Uma pesquisa realizada pelo Procon Natal entre os dias 26 e 29 de dezembro de 2023 constatou um aumento de 18% no preço do material escolar em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro do mesmo ano.
O levantamento, que analisou os preços de 32 itens de papelaria, como apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica e cola bastão, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor, lápis preto nº. 2, tinta guache, régua plástica, cadernos, tesoura, papel tamanho ofício e A4 (resma e cento), entre outros, apontou que o preço médio do material escolar passou de R$ 148,06 para R$ 181,63.
O aumento foi registrado em todos os itens pesquisados, com destaque para caneta hidrográfica (42%), resma de papel A4 (2%) e caderno universitário (17%).
O Procon Natal orienta os pais e responsáveis a pesquisarem os preços antes de comprar o material escolar, tanto no comércio varejista quanto no atacadista. A pesquisa completa pode ser acessada no site do órgão.
Além disso, o Procon lembra que as escolas não podem escolher marcas de itens da lista de material escolar, obrigar os pais a comprarem na secretaria da escola ou cobrar taxas extras ou materiais de uso coletivo.
Caso o consumidor se sinta lesado, pode procurar o Procon Natal para registrar uma denúncia.
Foto: Alessandro Marques – Procon Natal
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.