Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Mais de 20 universidades em todo o país estão em greve por reajuste salarial e melhores condições de trabalho; professores exigem reajuste salarial e reestruturação de carreiras

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22.abr.2024), em conjunto com mais de 20 outras universidades federais do Brasil. A decisão foi tomada após um plebiscito, onde 62,52% dos docentes votaram a favor da paralisação.

A greve é resultado do impasse entre a categoria e o governo federal em relação à recomposição salarial e à reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). Os professores reivindicam um reajuste linear de 7,06% em 2024, 2025 e 2026, além da reestruturação das carreiras, que prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026.

Demanda por reajuste e reestruturação das carreiras

Além do reajuste salarial, os professores também reivindicam a reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). A proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Negociações e mobilizações

O Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) destaca que, além da recomposição salarial, é imprescindível investir recursos públicos nas instituições federais de educação. O MEC (Ministério da Educação) da gestão Lula (PT) informou que está buscando alternativas para valorizar os servidores da educação. No ano passado, o governo federal concedeu um reajuste de 9% para todos os servidores.

Próximos passos

O Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reunirá na quarta-feira (17) para planejar a greve. “O próximo passo é criar nosso comando de greve para notificar a reitoria sobre a decisão da categoria”, explicou o presidente do sindicato, Oswaldo Negrão.

Foto: Divulgação/ADURN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado