Arara chega ao Natal Shopping com curadoria de peças usadas e destaque para projeto de transformação social

Arara chega ao Natal Shopping com curadoria de peças usadas e destaque para projeto de transformação social

Comprar em brechós é um comportamento que vai ficar cada vez mais forte nas próximas gerações, segundo levantamento da Forbes

Não apenas uma tendência, unir iniciativas sustentáveis e sociais no mundo da moda é o futuro. E a Arara – recém-inaugurada no Natal Shopping – faz isso com atuação de excelência na moda circular. A startup potiguar acaba de abrir seu espaço de curadoria, onde une a compra e venda de peças de reuso exclusivas e atemporais, produções de estilistas locais e também ações de forte compromisso com a responsabilidade social.

A marca funciona de duas formas: tanto recebe quem quer desapegar de itens do seu guarda roupa, operando com um modelo de consignação que retorna entre 40% e 70% do valor de cada peça, quanto os clientes que querem adquirir novas peças em um brechó de alto padrão.

A triagem criteriosa de roupas, bolsas, óculos e outros acessórios de “segunda mão” é apenas a primeira etapa de um ciclo sustentável e solidário: o que não vai para os cabides do espaço de curadoria é destinado para um bazar com itens a preços acessíveis, onde o valor arrecadado será destinado para as ações do projeto Arara Social, com o objetivo de vestir, capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As peças doadas já vestiram mais de 800 mulheres em diversas atividades realizadas em parceria com a Casa Abrigo Clara Camarão ao longo dos últimos quatro anos.

“Nós acreditamos na capacidade da revolução que começa dentro do guarda roupa da pessoa. O ciclo sustentável do nosso brechó começa com o desapego, passa pela realização de cursos para ensinar a fazer ecobags, necessaires e outros produtos com o upcycling dos tecidos, que por fim, retornam para nossa loja para serem vendidos, o que gera renda para essas mulheres. Assim, todo mundo ganha: quem desapega, o cliente que compra um item de marca com desconto, as mulheres que são assistidas pela Arara Social e o meio ambiente”, conta Sylvia Furtado, idealizadora da ARARA.

Segundo pesquisa recente da Forbes, comprar em brechós é um comportamento que vai ficar cada vez mais forte nas próximas gerações, pois o ato de adquirir itens de vestuário no mercado secundário, o chamado recommerce, aumentou pelo menos 30% por geração desde 2019.

Para o Natal Shopping, que abraça esse caminho que o mercado segue, a adição da Arara ao mix de lojas é também mais um passo para educar a comunidade sobre práticas sustentáveis em áreas que costumam passar despercebidas. “Quando a sociedade pensa em ações de educação ambiental, logo se vincula à ideia de arborização, gestão de resíduos como papelão e plástico, mas também é sustentabilidade garantir um ciclo de vida mais longo para os tecidos, as roupas e acessórios”, comenta Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.

Esse compromisso faz parte da agenda Horizonte ESG Ancar 2030, estabelecida pela Ancar Ivanhoe, grupo administrador do Natal Shopping, que reforça e amplia práticas de respeito ao meio ambiente e uso de recursos naturais, boas práticas de gestão de resíduos, de transformação social das comunidades nas quais está inserida e de ética nos negócios e valorização da força de trabalho.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo