15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno

No último fim de semana, dias 13 e 14 de julho, a União da Juventude Socialista (UJS) do Rio Grande do Norte realizou seu 15° Congresso Estadual, reunindo cerca de 300 jovens de diversos municípios no Centro Profissionalizante Professora Lourdinha Guerra, na Grande Natal. Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno.

A abertura do evento contou com a participação de figuras políticas e sociais do estado, como o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto; a deputada federal e pré-candidata a prefeita, Natália Bonavides; a vereadora Júlia Arruda; o ex-vereador de Natal George Câmara; e Patrícia Santiago, atual presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM). A presença desses convidados reforçou a relevância da UJS no cenário político potiguar e a sua conexão com outras juventudes e esferas governamentais.

Debates e mesas temáticas

Durante o congresso, foram realizados debates sobre temas centrais para a juventude, incluindo mobilidade urbana, luta feminista e antirracista. Entre os palestrantes estavam Jomardo Jomas, produtor do festival Mada, e José Neto, artista do estado. Os debates proporcionaram um espaço de reflexão e formulação de propostas que visam a melhoria da qualidade de vida e a defesa dos direitos dos jovens potiguares.

Movimento estudantil em foco

O movimento estudantil secundarista e universitário teve destaque nas discussões do congresso. A UJS-RN celebrou a ampliação de sua presença em diversas escolas e universidades, além das conquistas recentes, como a eleição de Stefany Kovalski para a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN. No âmbito secundarista, a reorganização da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Natal elegeu Lilian Mirely, estudante do Edgar Barbosa, para representar os sonhos e a luta dos jovens.

Frentes de atuação da UJS Potiguar

O congresso também abordou as frentes de atuação da UJS Potiguar, destacando a importância da cultura, meio ambiente, mobilidade urbana, feminismo, e a luta antirracista. A UJS se comprometeu a formular propostas de políticas públicas e projetos que serão entregues a candidatos e parlamentares, visando representar a juventude potiguar na política e garantir a implementação de medidas que promovam inclusão e justiça social.

Encerramento e eleição da nova direção

O evento contou com uma intensa programação que culminou na eleição de uma nova direção para a UJS-RN. A nova liderança assumiu o compromisso de continuar a luta pelos jovens, defendendo os direitos da juventude e promovendo a transformação social.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal