CCJ da ALRN aprova aumento do ICMS e outras medidas fiscais para o RN

CCJ da ALRN aprova aumento do ICMS e outras medidas fiscais para o RN

Projeto de lei prevê aumento de 2% na alíquota modal e ajustes no IPVA, buscando equilíbrio financeiro para o estado

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (12.nov.2024) um projeto de lei do Governo do Estado que eleva a alíquota modal do ICMS de 18% para 20%, ajustando-se à legislação federal. O presidente da CCJ, Hermano Morais, propôs um debate mais amplo sobre o impacto econômico da medida, que visa a sustentabilidade financeira do RN.

Além do ICMS, foi aprovado um projeto que modifica a taxação do IPVA, estabelecendo alíquotas diferenciadas para veículos elétricos e reduzindo pela metade o imposto sobre veículos movidos a gás natural. A proposta também mantém a isenção para carros com mais de 10 anos de uso.

Outras medidas aprovadas incluem alterações no ITCD e a criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Também foi aprovada a instituição de datas comemorativas e políticas públicas, como o “Dia Verde” de prevenção à sífilis congênita e o turismo de base comunitária.

O debate contou com a presença de diversos deputados, que destacaram a importância de ajustar as políticas fiscais para atender às necessidades econômicas e sociais do estado.

Foto: João Gilberto/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo