CCJ da ALRN aprova aumento do ICMS e outras medidas fiscais para o RN

CCJ da ALRN aprova aumento do ICMS e outras medidas fiscais para o RN

Projeto de lei prevê aumento de 2% na alíquota modal e ajustes no IPVA, buscando equilíbrio financeiro para o estado

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (12.nov.2024) um projeto de lei do Governo do Estado que eleva a alíquota modal do ICMS de 18% para 20%, ajustando-se à legislação federal. O presidente da CCJ, Hermano Morais, propôs um debate mais amplo sobre o impacto econômico da medida, que visa a sustentabilidade financeira do RN.

Além do ICMS, foi aprovado um projeto que modifica a taxação do IPVA, estabelecendo alíquotas diferenciadas para veículos elétricos e reduzindo pela metade o imposto sobre veículos movidos a gás natural. A proposta também mantém a isenção para carros com mais de 10 anos de uso.

Outras medidas aprovadas incluem alterações no ITCD e a criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Também foi aprovada a instituição de datas comemorativas e políticas públicas, como o “Dia Verde” de prevenção à sífilis congênita e o turismo de base comunitária.

O debate contou com a presença de diversos deputados, que destacaram a importância de ajustar as políticas fiscais para atender às necessidades econômicas e sociais do estado.

Foto: João Gilberto/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo