Fenômeno raro no RN deixou casas alagadas e invadiu pontos urbanos; Emparn explica condições climáticas
Cidades da Região Seridó do Rio Grande do Norte foram atingidas por uma chuva de granizo nesta quarta-feira (4.dez.2024), fenômeno incomum no estado. Municípios como Ipueira e Serra Negra do Norte registraram a precipitação, que causou alagamentos e invadiu casas e prédios públicos, como a rodoviária de Serra Negra do Norte.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), foram registradas chuvas entre 20 mm e 30 mm na região, mas a medição precisa foi dificultada pelo congelamento das águas.
Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, explicou que o fenômeno é causado pela formação de nuvens cumulonimbus, que possuem grande desenvolvimento vertical e atingem altitudes com temperaturas abaixo de zero. “As gotículas de água congelam quando ultrapassam o nível de 0 grau, formando o granizo”, detalhou.
Embora mais comum em regiões de clima frio, o granizo pode ocorrer no Nordeste quando há alta umidade e temperaturas elevadas, que favorecem a formação de nuvens com desenvolvimento vertical intenso, alcançando até 14 km de altura.
Os moradores das áreas atingidas registraram o fenômeno em vídeos, compartilhando imagens das pedras de gelo e os impactos nas áreas rurais e urbanas. O episódio ressalta a necessidade de monitoramento climático em regiões propensas a variações extremas.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.