Empresa recém incubada no Metrópole Parque auxilia UFRN na conquista de 12 milhões de reais

Empresa recém incubada no Metrópole Parque auxilia UFRN na conquista de 12 milhões de reais

Especializada em automação e Inteligência Artificial, a Capte.AI trabalha com inovações direcionadas para a simplificação e otimização de processos na captação de recursos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obteve esta semana a aprovação de oito projetos na Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Identidade Brasil – Recuperação e Preservação de Acervos 2024, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com o apoio da startup Capte.AI, recém-incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), a instituição receberá mais de 12 milhões de reais para o apoio a projetos voltados à infraestrutura e aos serviços de preservação e restauração de acervos científicos e histórico-culturais.

Especializada em automação e Inteligência Artificial, a Capte.AI trabalha com inovações direcionadas para a simplificação e otimização de processos na captação de recursos. A empresa deu suporte na elaboração das propostas de professores e pesquisadores da universidade vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), através da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).

O edital, que tem como foco a preservação e restauração de acervos, visando à manutenção da memória e da identidade do país, teve o resultado disponibilizado na terça-feira, 11. Para o braço Acervos Científicos e Tecnológicos, a UFRN garantiu recursos para três projetos. E outros cinco foram aprovados na linha de Acervos Históricos e Culturais, com um total de R$ 12.450.342,86 em recursos. O Repositório Institucional, o Museu Câmara Cascudo, o Museu de Ciências Morfológicas da UFRN e a Biblioteca Central da UFRN são algumas das unidades que serão beneficiadas.

O diretor-executivo da Capte.AI, Gileno Negreiros, comemorou o resultado. “Ficamos muito felizes em trazer recursos tão significativos para o Rio Grande do Norte que vão ajudar na preservação do nosso patrimônio e da nossa história. Esse edital nos leva também a outro patamar como empresa, e nos abre novas portas com a possibilidade de formatar projetos de sucesso para fundações de pesquisa e universidades”, afirmou Gileno.

Capte.AI

Fundada por especialistas com mais de 15 anos de experiência na área de captação, a consultoria tradicional passou a utilizar tecnologia para escalar o serviço há sete meses. No final de janeiro, a empresa foi uma das novas startups a ingressarem no programa de incubação do Metrópole Parque.

A solução desenvolvida pela Capte.AI utiliza inteligência artificial para elaborar projetos de captação de recursos de forma mais precisa e eficiente. A ideia é facilitar a criação de propostas de subvenção econômica, atendendo especialmente às necessidades de empresas, desde startups até grandes corporações.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber