Dia da Água: RN perde 49,3% da sua água potável na distribuição

Dia da Água: RN perde 49 3% da sua água potável na distribuição

Taxa de desperdício está 12 pontos percentuais acima do nível nacional; na contramão, shopping potiguar investe em soluções para economizar até 60% do volume utilizado

O Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), levanta reflexões sobre o uso consciente e a preservação desse recurso natural. Segundo análise do Instituto Trata Brasil, feita a partir dos dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o RN perdeu 49,3% de toda a água potável captada nos sistemas de distribuição em 2022, ano mais recente com as informações publicadas. O número compila o resultado de vazamentos, fraudes, erros de medição dos hidrômetros e outros problemas.

A taxa estadual está bastante acima da média nacional de 37,8% que diminuiu em relação ao registrado em 2021 (40,3%), mas ainda está longe dos 25% estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) como um patamar aceitável, principalmente nas regiões Nordeste (46,9%) e Norte (46,7%), que apresentam os maiores índices de desperdício.

Para contribuir para a mudança deste cenário, empresas privadas se destacam por seu exemplo de governança corporativa com responsabilidade ambiental (ESG). Na capital potiguar, o Natal Shopping é uma delas.

Shopping potiguar atua para evitar desperdícios

Com diversas ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos utilizados, até 60% do volume que sai das torneiras do empreendimento consegue ser economizado graças às estratégias tecnológicas adotadas, como o sistema de Osmose Reversa que, ao tratar a água do poço que abastece o shopping, reaproveita um volume que seria descartado, destinando essa água para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.

As torneiras do empreendimento também têm instalado um equipamento chamado de “arejador”: a peça redistribui o fluxo de saída d’água reduzindo sua vazão, o que diminui o fluxo, mas mantém a sensação de volume na lavagem das mãos.

Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, enfatiza que práticas como essas, de uma governança focada no ambiental e social (ESG) são prioridades na estratégia do shopping e estão inseridas em todas as áreas de atuação do empreendimento.

“Nosso compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade vai além das iniciativas isoladas. Estamos constantemente buscando formas de reduzir nosso impacto ambiental e promover o uso responsável dos recursos naturais, como a água, além de cuidarmos muito bem do descarte dos resíduos produzidos pelo shopping e pelos lojistas. Essas práticas não apenas refletem nossa responsabilidade como empresa, mas também contribuem para um futuro mais sustentável para todos”, afirma Felipe, destacando que empresas são parte ativa na construção de um mundo mais consciente e equilibrado.

Outras práticas sustentáveis

Além das iniciativas voltadas para a preservação da água, o Natal Shopping também se destaca por suas práticas sustentáveis em outras áreas. Um exemplo é o Hub de Reciclagem, localizado na praça de Alimentação, onde os clientes podem depositar resíduos de plástico, papel, metal, eletrônicos, cápsulas de café e óleo de cozinha. Essa iniciativa incentiva o público a se engajar em ações de reciclagem e contribui para a redução do impacto causado no meio ambiente.

Outro projeto relevante é o espaço Sustentabilidade Transforma, localizado na Praça de Alimentação. Em parceria com o Minhocário de Berg, o shopping faz a reciclagem de restos de comida deixados pelos clientes e esses resíduos são transformados em adubo orgânico, que é comercializado na loja sustentável.

Ações socioeducativas como o Naty nas Escolas, que leva educação ambiental para instituições de Ensino Infantil, também fazem parte das práticas que promovem a sustentabilidade. A iniciativa – com apresentação da peça e distribuição gratuita dos livros – apresenta atitudes simples, mas essenciais para o cuidado com a natureza, como a economia de água e o descarte correto do lixo, enquanto leva a mascote do shopping a explorar cenários icônicos da capital potiguar, como o Parque das Dunas e o Forte dos Reis Magos.

Para receber a programação do Naty nas Escolas, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email marketing.nat@natalshopping.com.br.

Foto: Dvulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN