Xilo de Corda: Projeto promove a arte da xilogravura em escola pública de Natal

Xilo de Corda: Projeto promove a arte da xilogravura em escola pública de Natal

A ação é gratuita e vai ser desenvolvida na Comunidade do Passo da Pátria, com estudantes do Ensino de Jovens e Adultos – EJA

A arte nordestina da Xilogravura vai ser destaque no mês de maio, como parte das atividades desenvolvidas na Escola Estadual Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal. Entre os dias 19 e 30 de maio, o arte educador e artista visual Douglas Buso, promove na instituição a oficina “Xilo de Corda” que vai ensinar o processo criativo da xilogravura, o manuseio das ferramentas e materiais até o produto final. O projeto é gratuito e vai ser desenvolvido com jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, moradores da comunidade. As inscrições começam nesta segunda-feira (5), na coordenação da escola e é exclusiva para alunos da instituição.

A Xilogravura é a arte de entalhar com uso de madeira. Com ela é possível formar imagens, criar desenhos, onde os relevos que se formam podem imprimir como um carimbo a gravura no suporte. Na oficina, os estudantes farão todo o processo da xilogravura, organização, limpeza, manuseio das ferramentas e do ambiente de trabalho, além do uso adequado dos materiais e matrizes de madeira. As produções terão as temáticas baseadas nos conteúdos que os professores estão trabalhando na escola. É a arte da xilogravura, patrimônio imaterial brasileiro, chegando na Escola Estadual Passo da Pátria, Zona Leste de Natal.

A atividade é uma realização da Buso Arte BR em parceria com a Demaré produções, empresa produtora atuante na formação cultural e em projetos no audiovisual. A iniciativa é uma atividade de valorização social, uma vez que a técnica vai permitir aos participantes, a aplicação desse tipo de arte na produção de peças como ecobags e camisetas, se tornando uma fonte de renda.

As peças produzidas nas oficinas serão expostas e comercializadas pelos participantes, numa feirinha de economia criativa que será montada após as atividades na Escola Passo da Pátria, com acesso livre à comunidade. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas, e a oficina será realizada na própria comunidade. A ação é viabilizada com o apoio cultural da prefeitura do Natal, por meio do FIC ( Fundo de incentivo a cultura), na categoria artes visuais.

Sobre o professor

Douglas Buso é formado em Artes Plásticas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com Pós graduação em Metodologia de ensino das Artes Visuais. Atuou em escolas do ensino público estaduais e municipais como arte educador em Campo Grande/MS. Atualmente, está atuando no RN em projetos culturais de formação e capacitação como professor de Xilogravura e Fotografia, como na realização de Xilo de corda – oficina de xilogravura (aprovado no edital de economia criativa do Sebrae 2023, artes visuais) para jovens em situação de vulnerabilidade social de São Gonçalo do Amarante. Douglas Buso também desenvolve projetos que contribuem para economia criativa nas artes visuais e no audiovisual, como oficineiro, diretor de arte e fotógrafo em projetos em parceria com a Demaré produções.

Fotos: Dênia Cruz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado