Índice de aprendizagem das escolas de Natal está entre os piores do Brasil

Índice de aprendizagem das escolas de Natal está entre os piores do Brasil

Dados do Saeb 2023 mostram queda no desempenho de estudantes da capital potiguar em Língua Portuguesa e Matemática

O desempenho dos estudantes da rede pública de Natal está entre os piores do Brasil, de acordo com o estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, elaborado pelo Instituto Todos Pela Educação com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023). A análise aponta que, especialmente no Ensino Fundamental, os resultados da capital potiguar são críticos tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

No recorte entre os 46 maiores municípios brasileiros — que incluem as 26 capitais e 20 cidades com mais de 500 mil habitantes — Natal figura entre os piores resultados do país. Em Língua Portuguesa no 5º ano, apenas 36,6% dos estudantes atingiram o nível adequado, registrando uma queda de 5,3 pontos percentuais em relação a 2019. Este é o segundo pior desempenho entre todas as cidades avaliadas.

Na disciplina de Matemática, o cenário é ainda mais grave: somente 21,6% dos estudantes do 5º ano alcançaram o desempenho esperado, colocando Natal em último lugar no ranking nacional. A retração foi de 7 pontos percentuais em comparação ao período pré-pandemia.

No 9º ano, os dados seguem negativos. Em Língua Portuguesa, 23,2% dos alunos demonstraram aprendizagem adequada — terceiro pior resultado entre as capitais —, com queda de 3 pontos percentuais. Já em Matemática, apenas 7,8% dos estudantes atingiram o nível adequado, uma retração de 1,1 ponto percentual em relação a 2019.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reconheceu os desafios apontados pelo relatório. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, destacou que a principal dificuldade é combater as desigualdades sociais que impactam o processo de ensino-aprendizagem. Segundo ela, o município tem adotado diversas medidas para enfrentar a situação.

Ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação

Entre as iniciativas citadas pela gestora estão:

Adesão a programas federais de alfabetização, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Leitura e Escrita na Educação Infantil.
Programas de correção de fluxo, como Se Liga e Acelera (anos iniciais) e Avexadas (anos finais).
Gestão Nota 10, voltado para aprimorar a gestão escolar.
Prêmio Paulo Freire, que reconhece boas práticas pedagógicas e alunos com destaque no desempenho escolar.
Observatório de Aprendizagem Farol, que realiza avaliação contínua dos estudantes do 2º ao 9º ano.

Distribuição de materiais pedagógicos, incluindo tablets para alunos, Chromebooks para professores, laboratórios de Ciências e Matemática, e livros de literatura.

Resultados no estado do Rio Grande do Norte

No contexto estadual, o Rio Grande do Norte também apresenta desempenho inferior à média nacional. No 5º ano do Ensino Fundamental, apenas 37,8% dos alunos atingiram o nível adequado em Língua Portuguesa, colocando o estado como o quarto pior do país, embora tenha registrado leve aumento de 0,6 ponto percentual.

Em Matemática, 24,5% dos estudantes do estado alcançaram o nível esperado, a segunda pior taxa nacional, com retração de 0,4 ponto percentual em relação a 2019. No 9º ano, os índices também ficaram abaixo da média nacional: 24,8% em Língua Portuguesa (alta de 0,7 p.p.) e 8,5% em Matemática, com queda de 1,3 p.p.

No Ensino Médio, o RN apresentou melhor desempenho relativo. Em Língua Portuguesa, 33,1% dos estudantes alcançaram o nível adequado — acima da média nacional de 32,4% —, posicionando o estado entre os dez melhores. Já em Matemática, o índice foi de 7,2%, superior à média nacional (5,2%), apesar da retração de 1,9 ponto percentual.

Posicionamento da Secretaria Estadual de Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SEEC) afirmou que os dados não refletem a realidade atual da rede estadual. Em nota, a pasta destacou ações em andamento, como:

  • Ampliação do ensino em tempo integral para mais de 34 mil alunos em 248 escolas.
  • Investimento de R$ 193 milhões em tecnologia e conectividade.
  • Reformas em unidades escolares e formação continuada de professores.
  • Conquista do Selo Ouro em Alfabetização.

Segundo a secretaria, essas políticas foram intensificadas no período pós-pandemia e ainda estão em execução. No entanto, a pasta não explicou por que os índices de aprendizagem seguem em queda, mesmo com as iniciativas anunciadas.

Impacto da pandemia

O relatório do Instituto Todos Pela Educação ressalta que os alunos que participaram da prova Saeb em 2023 foram diretamente afetados pelo fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19. Os estudantes do 5º ano estavam no 2º ano em 2020, etapa essencial para a alfabetização. Já os alunos do 9º ano em 2023 cursavam o 6º ano em 2020, fase de transição e aumento da complexidade curricular. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio foram impactados no 9º ano e na 1ª série do EM entre 2020 e 2021.

O levantamento conclui que, apesar de alguns avanços pontuais, a aprendizagem dos estudantes brasileiros ainda não retornou aos níveis pré-pandemia, com resultados especialmente críticos nas capitais e em grandes municípios como Natal.

Foto: Renato Araújo/ Agência Brasília / Dênio Simões/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado