Formações EAD estão disponíveis para maiores de 18 anos com ensino fundamental completo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) anunciou, na última sexta-feira (23.mai.2025), a abertura de 2.702 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na modalidade de ensino a distância (EAD). As oportunidades fazem parte do Programa de Gratuidade Regimental da instituição e têm como objetivo oferecer formação a pessoas de baixa renda em todo o estado.

As inscrições já estão disponíveis por meio do site oficial do SENAI-RN (www.rn.senai.br/oportunidades) e permanecerão abertas até o preenchimento total das vagas. Os cursos serão realizados de 2 de junho a 11 de agosto, com carga horária média de 160 horas.
Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos e que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental. A seleção será realizada por ordem de inscrição, obedecendo aos critérios estabelecidos no edital.
Entre os cursos disponíveis estão formações em assistente administrativo, operador de telemarketing, desenhista de moda, montador e reparador de computadores, inspetor de qualidade, operador de computador, desenhista técnico em edificações, instalador de redes de computadores, desenhista de produtos gráficos (web designer), desenhista mecânico, almoxarife e assistente de controle de qualidade.

As formações são oferecidas exclusivamente na modalidade EAD, permitindo que os participantes acompanhem o conteúdo a partir de qualquer local, desde que tenham acesso a computador, tablet ou smartphone com conexão à internet. Essa flexibilidade permite que pessoas de todo o estado tenham acesso ao conteúdo, mesmo aquelas que não residem nas cidades onde há unidades presenciais do SENAI, como Natal, Mossoró e Santa Cruz.
De acordo com o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o objetivo é contemplar diferentes perfis de estudantes, desde quem busca o primeiro emprego até aqueles que desejam mudar de área ou empreender. “A modalidade EAD ajuda a ampliar o alcance da qualificação, tornando-a mais acessível para quem não consegue participar presencialmente”, destacou.
Segundo dados do SENAI-RN, somente no primeiro trimestre de 2025, mais de 5.200 pessoas foram matriculadas em cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. A meta é alcançar um total de 17.033 matrículas até dezembro.
Além dessa nova rodada de vagas, o SENAI já planeja uma nova edição do programa para agosto, com previsão de mais 2.700 vagas em cursos que ainda serão definidos de acordo com a demanda identificada.
Todos os detalhes sobre as vagas, requisitos e carga horária estão disponíveis nos editais publicados na seção de publicações do site oficial (www.rn.senai.br/publicacoes).
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra / Miguel Ângelo/CNI
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.