Estudo analisou o comportamento epidemiológico da febre de Chikungunya em idosos de Jardim do Seridó
Um trabalho de conclusão de curso (TCC) desenvolvido por estudantes de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP), polo Caicó, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, com o tema “Epidemiologia da febre de Chikungunya em pessoas idosas no município de Jardim do Seridó”, foi aprovado para ser apresentado na 20ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O evento acontece dentro da programação do Congresso Nacional das Secretarias de Saúde, neste mês de junho, em Belo Horizonte (MG).

Sob orientação do professor Ricardo Augusto Cunegundes, a pesquisa foi idealizada a partir da vivência dos alunos durante os estágios de Fisioterapia no município de Jardim do Seridó. Segundo o docente, os estudantes observaram que muitos dos pacientes atendidos apresentavam complicações prolongadas decorrentes da febre Chikungunya.
“Essa percepção despertou o interesse em investigar mais a fundo a situação epidemiológica da doença, especialmente entre a população idosa, considerada mais vulnerável”, explicou o professor Ricardo.
A febre Chikungunya é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar dores articulares intensas, fadiga crônica e outras complicações que afetam a qualidade de vida, especialmente entre os idosos. De acordo com o professor Ricardo, o levantamento epidemiológico desenvolvido no TCC representa não apenas uma importante contribuição acadêmica, mas também um alerta para os serviços de saúde.
“Essa apresentação na Mostra é muito importante porque permite dar maior visibilidade à patologia e às sequelas que ela pode causar. Pode, inclusive, despertar o interesse das secretarias de Saúde para criar planos de atenção e prevenção voltados especificamente a esses pacientes”, afirma.
A pesquisa também integrou o projeto aprovado no Edital Pró-Ciência 2024, promovido pela Ânima Educação. O estudo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, que deu apoio à realização da coleta de dados e também para o contato com a comunidade local.
Sobre a Universidade Potiguar – UnP
Com 44 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 370 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.