Inscrição só será confirmada após quitação da taxa; prova será aplicada em novembro
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Com a atualização, os candidatos têm até o dia 27 de junho para efetuar o pagamento, que é necessário para confirmar a inscrição.
O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser quitado por diferentes meios: boleto bancário, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco). Para pagamentos via Pix, o QR Code gerado no boleto deve ser escaneado. O documento de pagamento está disponível na Página do Participante.

Estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio em 2025 são isentos da taxa. Para esses candidatos, o sistema não disponibiliza boleto.
Datas das provas
As provas do Enem 2025 estão previstas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. Uma exceção será feita para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, que receberão a aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança se deve à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro.
Certificação do ensino médio
A edição de 2025 marca o retorno da certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem. Candidatos maiores de 18 anos poderão solicitar a certificação total ou parcial com base nas notas obtidas. Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Essa possibilidade substitui o antigo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que anteriormente era utilizado com esse fim em conjunto com o Enem.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.