Mais de 60% das crianças do 2º ano da rede pública no estado não estão alfabetizadas
O Rio Grande do Norte registrou o terceiro pior índice de alfabetização do Brasil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Indicador Criança Alfabetizada. Segundo o levantamento, 60,7% das crianças da rede pública estadual não estavam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental em 2024.
O Indicador é calculado com base em avaliações estaduais aplicadas a estudantes do 2º ano, que incluem 16 questões de múltipla escolha e três questões abertas, entre elas uma produção de texto. A análise verifica se a criança consegue ler pequenos textos, identificar informações e interpretar conteúdos simples, mesmo com desvios ortográficos.

A média nacional de alfabetização em 2024 foi de 59,2%. O índice representa um avanço em relação a 2023, quando foi registrado 56%, aproximando-se da meta de 60% estabelecida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para o ano. O Rio Grande do Norte, com 39,3%, está abaixo da média e figura apenas à frente de Sergipe (38,4%) e Bahia (36%).
Segundo o MEC, as crianças potiguares foram classificadas como estando “abaixo do nível 1” de proficiência, que é o menor patamar da escala. O estado apresentou um avanço de 2,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mas não alcançou a meta estadual de 44% definida para 2024.
Os dados do MEC contemplam 151 municípios do estado. Entre eles, 134 estão abaixo da média nacional. Os índices municipais variam entre 21,43% e 78,95%. Os municípios com melhor desempenho foram Francisco Dantas (78,95%), Barcelona (74,35%), Encanto (67,02%) e Grossos (65,35%). Entre os piores resultados estão Almino Afonso (21,43%), Caiçara do Norte (26,47%), Bento Fernandes (29,29%) e Carnaúba dos Dantas (29,88%). A capital, Natal, não teve dados individualizados divulgados.

A Secretaria de Educação do RN informou que, nos últimos dois anos, foram investidos mais de R$ 33 milhões em ações como formação de professores, distribuição de materiais didáticos e acompanhamento pedagógico. A pasta destacou o avanço em relação a 2023, embora o estado ainda esteja distante da meta.
Programas como o Ciranda Potiguar também estão em execução para apoiar os municípios no processo de alfabetização, com ênfase na formação de professores e no monitoramento de resultados. A expectativa é que esses programas consolidem uma nova cultura de resultados na educação potiguar.
Em relação ao cenário nacional, o MEC informou que 59,2% das crianças brasileiras estavam alfabetizadas ao fim do 2º ano em 2024. Entre os 5.312 municípios com dados comparáveis entre 2023 e 2024, 3.096 apresentaram crescimento, e 2.018 atingiram as metas locais.
Estados como Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%) superaram a meta de 60% e estão mais próximos da meta nacional de 80% até 2030. Ao todo, 11 estados superaram o índice estabelecido para o ano de 2024.
O Ministério da Educação informou que o trabalho está concentrado nas regiões com os indicadores mais baixos. O objetivo é alcançar 64% de crianças alfabetizadas em 2025 e ultrapassar 80% até 2030.
Além do Indicador Criança Alfabetizada, o Rio Grande do Norte também apresentou resultado abaixo da média no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, divulgado em abril de 2025. Apenas 25,9% das crianças potiguares do 2º ano foram consideradas alfabetizadas, segundo essa metodologia.
Dados do Censo de 2022 também apontam que o RN possui 13,9% de pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas, o que representa aproximadamente 366 mil pessoas no estado. A taxa é uma das mais altas do país nessa faixa etária.
As medidas de enfrentamento ao analfabetismo seguem em andamento, com previsão de seminários e ações pedagógicas nos municípios ainda em 2025. Segundo o MEC, a meta é garantir que toda criança esteja alfabetizada até o fim do 2º ano do ensino fundamental até 2030.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Allan Phablo (SECOM/PMM) / Wilson Moreno (Secom/PMM)
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