Certificado de Energia Renovável 2022 é concedido para empresas que contribuem para a redução de gases do efeito estufa através do uso de energias renováveis
Através da utilização de energias renováveis e boas práticas ambientais em 2022, o Natal Shopping conseguiu evitar a emissão de 447,102 toneladas de gases de efeito estufa no ano passado. Graças a esse feito, o empreendimento recebeu neste mês o Certificado de Energia Renovável 2022, da Simple Singular Energy, por contribuir com o meio ambiente e garantir uma cadeia produtiva mais sustentável.
O certificado é concedido para empresas que contribuem para a redução de gases do efeito estufa através da contratação de energia renovável – como energia solar, eólica e hidrelétrica – ajudando a reduzir a pegada de carbono, volume total de gases de efeito estufa gerado em atividades econômicas e sociais. A metodologia utilizada para a criação do certificado é baseada no Programa Brasileiro GHG Protocol, que calcula a quantidade de emissões evitadas tendo como referência a energia consumida ao longo de 2022.
Além de investir na contratação de energia limpa, o Natal Shopping também mantém um programa de eficiência energética que inclui a otimização do uso de energia por meio da troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, a instalação de sensores de presença nos banheiros e áreas comuns, e a substituição de equipamentos antigos por outros mais modernos e de alta competência, o que são “práticas muito importantes para redução da emissão de carbono”, conforme aponta Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.
As estratégias para tornar o shopping mais sustentável também incluem a instalação de claraboias que permitem a entrada de luz do sol nos corredores e estacionamento de motos, diminuindo a utilização de luzes artificiais; a reutilização da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado e a instalação de torneiras e descargas com baixo consumo capazes de economizar até 40% do volume de água nos banheiros.
Todas essas medidas, segundo Furtado, demonstram que “a governança da Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento, e do Natal Shopping seguem atentas para entender como podem melhorar para reduzir o impacto ao meio ambiente no entorno do empreendimento, buscando entender o que nos espera no futuro e se preparando para ele”.
Responsável por manter as temperaturas médias globais, o efeito estufa é um fenômeno natural importante para a existência de vida na Terra. A elevação da produção de gases de efeito estufa, porém, pode aumentar as temperaturas do planeta e provocar alterações climáticas, por isso vários órgãos internacionais, governos e instituições públicas e privadas têm se comprometido em evitar ou reduzir a emissão de gases de efeito estufa, também conhecidos como CO2 equivalente (CO2e).
Hub de Reciclagem e outras iniciativas
O Natal Shopping também desenvolve outras ações de responsabilidade social e ambiental. O Hub de Reciclagem, localizado na Praça de Alimentação, é um exemplo disso. O espaço é destinado ao descarte de óleo de cozinha, latinhas, plástico, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, tampinhas de garrafa, lâmpadas, papelão e cápsulas de café. Lá, os clientes podem descartar corretamente os resíduos produzidos em suas residências. Tudo é direcionado para Organizações Não Governamentais (ONG’s) e instituições parceiras do shopping que reutilizam e reciclam o material.
Até as bitucas de cigarro descartadas nas bituqueiras do shopping são encaminhadas para o destino correto. Coletadas pelo shopping, elas são transformadas em papel reciclado pela fábrica Votorantim, através de uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB).
Outra iniciativa é o espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, onde os clientes podem adquirir adubo produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos deixados pelos clientes nas bandejas da praça de alimentação. A iniciativa conta com a parceria da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), em Macaíba.
O que em outros locais é enviado para aterros sanitários, no Natal Shopping vira matéria prima e retorna ao consumo. Para adquirir o adubo orgânico, é necessário ir até o espaço Sustentabilidade Transforma, pegar o produto, ir até o totem de autoatendimento na loja e depositar o valor referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.