Com uso da ferramenta da Business Inteligence, a Companhia ampliou a eficiência operacional do seu parque de lojas e mapeou soluções estratégicas para apoiar o crescimento do negócio
Cada vez mais as empresas brasileiras estão apostando na cultura de inovação tecnológica e ampliação do acesso a dados para fazer escolhas mais inteligentes. O Assaí Atacadista, uma das maiores empresas de varejo do país, é exemplo dessa estratégia. Com mais de seis anos de experiência na aplicação de Inteligência de Dados como pilar estratégico na tomada de decisão, a Companhia tem colhido resultados significativos em diversas frentes, desde sua expansão nacional até melhorias na experiência do(a) cliente.
O Atacadista, que atualmente possui mais de 30 milhões de clientes que passam por suas mais de 270 lojas todos os meses, reconhece o poder da Inteligência de Dados para mapear soluções estratégicas e impulsionar seus negócios. Esses dados sólidos também embasam decisões em todas as áreas da empresa, contribuindo diretamente para o crescimento contínuo do negócio e otimização dos processos e fluxos.
“Desde 2017, quando adotamos o BI como um padrão na Companhia, tivemos muitos retornos positivos, o que engloba desde insights no atendimento ao(à) cliente até a otimização da produtividade das equipes. Ou seja, com o cruzamento de dados e a leitura analítica dessas informações, conseguimos prever quais são as condições mais apropriadas para ações e contato com o(a) consumidor(a), além de também compreendermos as melhores estratégias de ações promocionais e suas ferramentas, como no caso da Campanhas de Aniversário realizadas anualmente” conta Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí.
Essa abordagem também é aplicada no aplicativo Meu Assaí, que alcançou um crescimento de 1,2 milhões de usuários em apenas 2 meses após o lançamento, totalizando 8,2 milhões de clientes, representando um aumento de 17% em relação ao lançamento. “O aplicativo se tornou uma ferramenta crucial para entender os hábitos de consumo dos clientes e aprimorar a experiência de compra, unindo o mundo físico com o online. As campanhas exclusivas e segmentadas no aplicativo reforçam a estratégia Phygital da Companhia, gerando fidelização e recorrência de compra” explica, Callisperis.
Ainda, antes da empresa adotar as ferramentas de BI como padrão, os dados tinham origens diversas em suas extrações, o que resultava em menor precisão na informação. “Além de conseguirmos ter mais assertividade na tomada de decisão a partir dos dados coletados, também expandimos o conhecimento adquirido através dos indicadores de BI, proporcionando uma melhor experiência de compras para os(as) clientes” finaliza o Diretor de TI da Companhia.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 270 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” pelo Prêmio Valor 1000. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).
Foto: Divulgação
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