Jovens de Ensino Médio são foco de educação empreendedora no RN

Jovens de Ensino Médio são foco de educação empreendedora no RN

Ação visa contribuir para manter estudantes na escola e oferecer perspectivas de inserção no mercado de trabalho

A Junior Achievement Brasil, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, se planeja para colocar em prática suas ações em 2024 nos respectivos estados em que atua. Em nível nacional, pretende realizar um milhão de atendimentos em cursos gratuitos de empreendedorismo e inserção ao mercado de trabalho, a jovens e adolescentes.

No Rio Grande do Norte serão oferecidas 15 mil vagas presenciais em 33 municípios, além de uma expectativa de oferecer cinco mil atendimentos online por meio da plataforma Inspira JA. No entanto, para que os resultados sejam mais assertivos, A Junior Achievement RN (JARN) está mapeando as regiões onde há um maior número de escolas públicas de Ensino Médio para concentrar os esforços.

A decisão de focar nesse segmento está fundamentada nos dados divulgados recentemente sobre o atual cenário educacional potiguar. Em comparação com outros estados, o RN é um dos que contabilizam o menor número de aulas por dia no Ensino Médio e tem o segundo pior índice de média diária de horas-aula da região Nordeste, com 5,2 horas-aula. Em relação ao resto do País, é o oitavo com menor número de aulas para os alunos. Os dados são do Censo Escolar 2023, do Ministério da Educação.

Outra informação preocupante foi a performance do nosso estado em 2022, quando se destacou como o pior Ensino Médio do País, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota 2,8. O desempenho da região Nordeste também acende o alerta vermelho, com uma média que ficou em 3,9 e 3,8, respectivamente.

“Diante desse cenário não resta dúvida de que precisamos urgentemente unir esforços para manter os jovens na escola, e mais: oferecer alternativas de incentivo de inclusão no mercado de trabalho com perspectivas de crescimento. Por isso, que estamos focados em mapear áreas de maior vulnerabilidade para onde possamos levar a nossa força-tarefa, visando melhorar a autoestima desses jovens com incentivos de crescimento não só para eles, como também para suas famílias e porque não dizer para o seu entorno? Porque na hora em que um deles se sobressai, outros se espelham em seu exemplo”, pontua Mau Fontes, presidente da Junior Achievement RN.

Em 2022 a JARN impactou 22 mil jovens em todo o estado do RN e, em 2023, o levantamento chega a 12 mil, número que deve ganhar o incremento dos dados do interior, que ainda estão sendo contabilizados.

No ano de 2023, a JA Brasil foi responsável por mais de 600 mil experiências de aprendizagem para jovens de 14 a 29 anos, com quase sete mil ações voluntárias em 19 estados brasileiros e o Distrito Federal. A organização sem fins lucrativos está há 40 anos no Brasil e realizou mais de 6 milhões de atendimentos nesse período.

Sobre a Junior Achievement Brasil

Fundada em 1919, a JA dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” e foi uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens da América Latina.

Presente em mais de 100 países, a JA está há quatro décadas no Brasil e já entregou mais de seis milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil voluntários.

Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo