MP recomenda revogação de sorteios e criação de novas vagas em creches de Natal

MP recomenda revogação de sorteios e criação de novas vagas em creches de Natal

Insuficiência de vagas para crianças na rede municipal de ensino motiva ação do Ministério Público

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 61ª Promotoria de Justiça de Natal, emitiu uma recomendação ao prefeito Álvaro Dias e à secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, para a criação de novas vagas em creches e a revogação da prática de sorteios para o preenchimento dessas vagas. A recomendação foi motivada pela insuficiência de vagas para crianças de 0 a 3 anos na rede municipal de ensino, e o município tem 30 dias úteis para apresentar as ações adotadas.

Atualmente, 1.208 crianças ficaram sem vagas no ano letivo de 2024, enquanto a Secretaria Municipal de Educação realizou um sorteio eletrônico para preencher 3.749 vagas nas creches da cidade. A prática, no entanto, tem sido criticada por contrariar princípios constitucionais que garantem o acesso à educação infantil.

O MPRN pede a criação de novas vagas e melhorias na infraestrutura dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), destacando que a demanda é crescente e que a oferta atual é insuficiente para atender a todas as crianças do município.

Dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) indicam que 40.400 crianças residem em Natal, mas apenas 6.117 estão matriculadas em creches. Além disso, o TCE apontou que há dez obras de creches que estão paralisadas ou atrasadas, agravando a situação da educação infantil no município.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo