Ação acontece nesta sexta-feira (27) e é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Potiguar (UnP), Campus Mossoró, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o ecossistema Ânima, participará do mutirão TRANSformAÇÃO. O evento será realizado nesta sexta-feira (27), no Fórum Desembargador Silveira Martins.
A ação tem como foco a promoção da cidadania e da inclusão social, oferecendo, de forma gratuita, o serviço de retificação de nome e gênero para pessoas cisgêneras, travestis, transexuais e não binárias que desejam ajustar seus documentos à sua identidade de gênero.
O projeto é executado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e o Núcleo de Prática Jurídica da UnP está entre as instituições parceiras que irão auxiliar no atendimento do mutirão e também levar orientação jurídica aos participantes.

“Trata-se de uma ação de extrema importância para assegurar o reconhecimento legal das identidades de gênero, promovendo cidadania, dignidade e inclusão para pessoas que, historicamente, tiveram seus direitos negados. Essa participação reforça o compromisso da Universidade Potiguar com a justiça social, a diversidade e o respeito aos direitos fundamentais”, destaca a coordenadora do NPJ da UnP, Eduarda Vale.
Para participar da ação, os interessados devem comparecer ao Fórum, das 8h às 14h, portando os documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de nascimento ou de casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte (caso possua) e carteira de identidade social (caso possua). Também é necessário estar com as certidões negativas de antecedentes cíveis e criminais (estadual e federal), e da Justiça Eleitoral e Militar.
Sobre a Universidade Potiguar – UnP
Com 44 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 370 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







