Atividades gratuitas incluem círculos de paz, mesas temáticas e trabalhos científicos em parceria com instituições municipais e estaduais
UnP integra a IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa
A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, participa da IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR). A iniciativa é realizada em parceria com órgãos do sistema de justiça.
O evento integra o movimento global da Semana Internacional da Justiça Restaurativa, que começou na última segunda-feira (24), celebrado em diversos países, e consolida a cidade como referência regional no desenvolvimento de práticas restaurativas.
A Justiça Restaurativa, enquanto metodologia que valoriza a reconstrução de vínculos entre vítima, ofensor e comunidade, permanece como eixo central da programação. Ao longo da semana, serão realizados círculos de construção de paz voltados a servidores das secretarias municipais de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social.
A SEMJUR contará com três mesas temáticas. O auge da programação acontece hoje, 26 de novembro, às 19h, com a Mesa de Abertura, realizada na sede do campus da UnP Mossoró, que traz o tema “Justiça Restaurativa e o Ambiente Institucional: O Município como Protagonista do Diálogo”. O encontro acontece a partir das 19h, e reúne os especialistas Fabiano Mendonça, procurador federal e professor da UFRN, Anderson Quirino, mestre em Educação e professor do Insituto Latino-Americano de Governança e Compliance, e Evelyne Cerqueira, chefe do setor de Autocomposição do Ministério Público do Rio Grande do Norte e especialista em Justiça Restaurativa.
Até esta quinta-feira (27), também serão apresentados, de forma on-line, os trabalhos científicos aprovados pela Comissão Científica. A programação conta com a participação de duas docentes da Universidade Potiguar: Henara Marques, que apresenta estudo no Grupo de Trabalho sobre Sistema Prisional, Socioeducação, Cidadania e Direitos Humanos; e Islamara da Costa, que integra o Grupo de Trabalho sobre Acesso à Justiça, Comunicação Não Violenta e Métodos Adequados de Tratamento de Conflitos.
“A Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa reforça a importância da união entre instituições, comunidade acadêmica e sociedade civil na construção de uma cidade mais justa, humana e comprometida com a cultura de paz”, afirma o coordenador acadêmico da UnP, Jordan Medeiros.
Para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa, acesse o link: www.even3.com.br/ivsemjur-641158/.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







