MMA

Luta entre Popó e Wanderlei Silva termina em confusão generalizada no Spaten Fight Night

Luta entre Popó e Wanderlei Silva termina em confusão generalizada no Spaten Fight Night

Combate em São Paulo foi encerrado por desclassificação após cabeçadas; Wanderlei foi hospitalizado e Popó acusou Fabrício Werdum de iniciar a briga

O confronto entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva, realizado no Spaten Fight Night em São Paulo, terminou em confusão generalizada na madrugada de domingo (28). O combate foi encerrado no quarto round, com vitória de Popó por desclassificação, após repetidas infrações cometidas por Wanderlei. A briga envolveu membros das equipes, deixou Wanderlei desacordado e resultou em acusações contra o ex-campeão do UFC Fabrício Werdum.

O combate

A luta estava prevista para oito rounds, mas foi interrompida no quarto. Wanderlei Silva iniciou agressivo, enquanto Popó conectou os golpes mais efetivos nos primeiros assaltos. No terceiro round, o árbitro paralisou a disputa após Wanderlei aplicar uma cabeçada em Popó. Mesmo após o gongo, os lutadores continuaram trocando socos.

No quarto round, a situação se agravou. Após nova sequência de cabeçadas, Wanderlei foi penalizado com a perda de um ponto. Com mais duas advertências por reincidência, o árbitro decretou sua desclassificação, encerrando o combate com vitória de Popó.

Início da confusão

Logo após o anúncio do resultado, integrantes das equipes invadiram o ringue e a briga se espalhou. Wanderlei Silva foi atingido por um soco de direita no queixo e caiu desacordado, permanecendo na lona por cerca de quatro minutos. Ele precisou de atendimento médico, foi colocado em uma maca e levado de ambulância ao Hospital São Luiz, na Zona Sul de São Paulo.

O lutador passou por exames de cabeça e coluna cervical, que não apontaram alterações significativas. Ele também recebeu sutura na região do olho esquerdo. Após aproximadamente quatro horas, foi liberado pelos médicos e recebeu alta.

Popó acusa Fabrício Werdum

Após a confusão, Popó acusou Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC e integrante do corner de Wanderlei, de invadir o ringue e iniciar a briga.

“Eu não sei para que m* esses caras colocaram o Werdum nesse evento. Esse cara só faz m* nos eventos dos outros. Werdum, eu tenho vergonha, cara. Se eu fosse você, eu teria vergonha. Você que veio para cima de mim. Tem um vídeo gravado de você em cima de mim, querendo me bater. Mas Deus sabe o que faz”, declarou Popó em vídeo publicado em suas redes sociais.

Segundo ele, Werdum e o filho de Wanderlei invadiram o ringue e partiram para cima da equipe adversária.

Werdum rebate

Em resposta, Werdum publicou um vídeo nas redes sociais, exibindo imagens da briga e acusando a equipe de Popó de iniciar a confusão.

“Tinha uns 20 contra quatro. Estavam eu, o Wanderlei, o Thor e o Dida. Foi uma reação nossa, porque eles começaram a gritar e vieram para cima. As imagens não mentem”, afirmou.

Werdum relatou ainda que acompanhou Wanderlei ao hospital, onde o lutador passou por sutura no olho esquerdo e exames médicos após quebrar o nariz durante a confusão.

Repercussão do evento

A Spaten, patrocinadora do evento, divulgou comunicado em suas redes sociais condenando os episódios de violência. “Acreditamos que o espírito esportivo e o respeito às regras devem sempre prevalecer. Reprovamos os eventos que ocorreram após o término da última luta, que não representam esses princípios”, declarou a empresa.

Fotos: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Luta entre Popó e Wanderlei Silva termina em confusão generalizada no Spaten Fight Night Read More »

RN declara emergência por incêndios florestais

RN declara emergência por incêndios florestais

Medida do MMA abrange todas as mesorregiões potiguares e prevê contratação de brigadistas

O Rio Grande do Norte teve o estado de emergência declarado em todas as suas quatro mesorregiões devido ao alto risco de incêndios florestais. A medida, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28.fev.2025), foi assinada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e terá validade do segundo semestre deste ano até o início de 2026.

As áreas afetadas incluem o Agreste Potiguar, a Central Potiguar, o Leste Potiguar e o Oeste Potiguar. Além do RN, outros estados do Nordeste também foram contemplados com a declaração de emergência, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

A portaria permite que o Ibama contrate brigadistas para atuar no combate aos incêndios. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que a medida oferece segurança jurídica para que os gestores públicos adotem as ações necessárias.

Durante apresentação no Auditório da Sede do Prevfogo, na última quinta-feira (27), Marina Silva reforçou as estratégias para o combate a incêndios em 2025. O presidente do ICMBio, Mauro Pires, anunciou que a expectativa é aumentar o número de brigadistas contratados para 1.758, com capacitação em 68 cursos.

No total, o Governo Federal estima que 4.358 brigadistas federais, divididos em 231 brigadas (115 do ICMBio e 116 do Ibama), estejam aptos para atuar em 2025. Além disso, cerca de 250 servidores devem integrar o comando e o apoio logístico durante os incidentes.

Períodos de maior risco de incêndios no RN:

  • Agreste Potiguar: agosto de 2025 a janeiro de 2026
  • Central Potiguar: agosto de 2025 a fevereiro de 2026
  • Leste Potiguar: agosto de 2025 a março de 2026
  • Oeste Potiguar: julho de 2025 a fevereiro de 2026

A medida visa prevenir e mitigar os impactos dos incêndios florestais, que tendem a se intensificar durante os períodos de seca no Nordeste.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN declara emergência por incêndios florestais Read More »

Academia que tem Anderson Silva como sócio chega a Natal

Academia que tem Anderson Silva como sócio chega a Natal

Localizada no bairro Tirol, Spider Kick tem método de treino inovador criado pelo lutador de MMA

A rede Spider Kick, que reúne estúdios de aulas funcionais com metodologia desenvolvida pelo lutador Anderson Silva, acaba de desembarcar em Natal. Localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 2005, loja D, bairro Tirol, o empreendimento chama atenção por sua estrutura moderna e surge como alternativa às academias tradicionais e aos estúdios de crossfit.

Pensadas para atender a todos os públicos, independentemente de gênero, idade, peso, experiência ou condicionamento físico, as Spider Sessions, como são chamadas as aulas na Spider Kick, trabalham o corpo todo com a combinação de ciência, coaching e tecnologia para maximizar os resultados. O objetivo é melhorar a saúde por meio do aumento da força, da resistência e da potência muscular.

O método foi inspirado nas exigências e necessidades da preparação física do lutador Anderson Silva e combina técnicas de treinamento funcional, muay thai e agilidade na forma de um treinamento circuitado nos moldes do HIIT (High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade), que proporciona um alto gasto calórico e permite a continuação da queima de calorias por até 48 horas após o treino.

As aulas são dinâmicas, divertidas e, por se tratar de uma metodologia inovadora e própria da marca, são únicas na cidade. Com menos de uma hora de duração, cada sessão possui um treino diferente e permite a perda de mais de 600 calorias, além de exibir os resultados de cada usuário em tempo real, graças a equipamentos tecnológicos como o frequencímetro.

Na unidade, as aulas têm no máximo 24 alunos por horário, sendo oito em cada estação do circuito simultaneamente. Há também toda uma infraestrutura pensada para entregar conforto e tecnologia para os usuários, como, por exemplo, o bracelete frequencímetro. Cada pessoa recebe um dispositivo antes de a aula começar. O equipamento é colocado no antebraço, e os dados são mostrados em um painel coletivo, de fácil visualização, possibilitando a cada usuário acompanhar em tempo real sua frequência cardíaca e as calorias perdidas durante a aula. Além de monitorar os resultados, os dados podem gerar uma competição saudável entre os alunos.

Ricardo Barbalho, de 27 anos, é o franqueado da Spider Kick em Natal. O empresário conheceu a marca ao fazer uma aula experimental em uma unidade de Brasília e se apaixonou pelo método. Estudante de ciências contábeis, Barbalho já pensava em opções de investimento no mundo empresarial e diz que a Spider Kick “apareceu no timming certo”.

“Meu pai já é empresário e buscava novas oportunidades para diversificar seus negócios. Eu entendi que não desejava trabalhar em um escritório de contabilidade. Queria algo mais dinâmico. Então, estávamos à procura da melhor opção para o nosso perfil. Foi quando conheci a Spider Kick e fiquei encantado com o formato de aula funcional e a estrutura do estúdio. Quando voltei de viagem, apresentei a ideia para meu pai, que também adorou o método, e começamos as pesquisas sobre a franqueadora, o negócio, valores e todos os trâmites envolvidos.”

A ideia de implementar algo novo para a cidade de Natal também chamou a atenção dos investidores. Além do método inovador, principal atrativo para os clientes, especialmente os que possuem pouco tempo para treinar ou que ainda não adquiriram gosto pelo exercício diário e procuram opções mais estimulantes, a Spider Kick oferece um negócio sem concorrentes diretos no município.

A região escolhida para sediar a unidade foi pensada estrategicamente por ser próxima a bairros nobres, mas com poucas opções de academias ou estúdios que combinem o olhar voltado para o cliente e uma boa infraestrutura. “Já temos vários alunos que migraram de outros estúdios ou mesmo de academias convencionais para o nosso, e algo que todos comentam é sobre a diferença de estrutura por um preço equivalente.”

O horário de funcionamento é das 7h às 21h de segunda a sexta e das 9h às 11h aos sábados. A unidade tem parceria com Gympass e Totalpass e conta com estacionamento gratuito, ar-condicionado, bebedouro, banheiros acessíveis, chuveiros, guarda-volume, secador de cabelo, vestiários e wi-fi.

SERVIÇO
Spider Kick
Endereço: Avenida Prudente de Morais, nº 2005, loja D, bairro Tirol, Natal/RN
Horário: segunda a sexta das 7h às 21h e no sábado das 9h às 11h

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Academia que tem Anderson Silva como sócio chega a Natal Read More »

Fumaça de queimadas atinge cidades de dez estados

Fumaça de queimadas atinge cidades de dez estados

Fogo na Amazônia é visto no sul do Amazonas e na Transamazônica

Com a intensificação da temporada de incêndios na Amazônia e no Pantanal, em decorrência da mudança do clima, cidades de dez estados registraram episódios de fumaça e diminuição na qualidade do ar.

Imagens obtidas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos mostram a concentração do monóxido de carbono sobre uma faixa que se estende do Norte do Brasil até as regiões Sul e Sudeste, passando sobre o Peru, Bolívia e Paraguai. Na última semana, o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta sobre os cuidados necessários para a saúde nesses casos.

Segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o fogo na Amazônia estava concentrado principalmente no sul do Amazonas e nos arredores da Rodovia Transamazônica (BR-230).

“Amazonas e Pará concentram, juntos, mais da metade (51,6%) dos focos de incêndio registrados no bioma de 1º de janeiro a 18 de agosto de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde 1º de julho, 67,2% dos focos registrados estão nos dois estados.”, informou o ministério.

Área afetada

De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), este ano o fogo consumiu 3,2 milhões de hectares da Amazônia, o que representa 0,77% do bioma. No Pantanal, quase 1,9 milhão de hectares foi consumido pelo fogo, atingindo 12,5% do território.

Um alerta de perigo extremo de fogo do Sistema de Alarmes do Lasa-UFRJ foi divulgado com previsões para a Bacia do Paraguai, no Pantanal. Segundo o informativo, até a próxima quinta-feira (22), toda a região enfrentará condições climáticas que dificultam o combate a incêndios até por meios aéreos, com alta velocidade de propagação do fogo.

O ministério (MMA), 1.489 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam no combate aos incêndios florestais na Amazônia. Desde o dia 24 de julho, 98 incêndios teriam sido extintos, mas 75 persistem ativos e podem reunir até milhares de focos de calor.

Resposta a incêndios

No Pantanal de Mato Grosso atuam 348 brigadistas do Ibama e ICMBio, além de 454 militares das Forças Armadas, 95 da Força Nacional e mais dez da Polícia Federal. Das 98 áreas de incêndio, 50 teriam sido extintas e 46 permanecem ativas, das quais 27 estão controladas.

Uma sala de situação criada pelo governo federal concentra a resposta federal aos incêndios no país desde junho. Na Amazônia Legal, foram disponibilizados R$ 405 milhões do Fundo Amazônia para apoiar as guarnições do Corpo de Bombeiros dos estados. No Pantanal, também foi liberado um crédito extraordinário de R$ 137,6 milhões, além do repasse de mais R$ 13,4 milhões ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para assistência humanitária e combate a incêndios florestais.

Foto: Divulgação Brigada de Alter do Chão (PA)

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fumaça de queimadas atinge cidades de dez estados Read More »

“Voo do Melhor Amigo” leva 20 toneladas de ração para pets resgatados no Rio Grande do Sul

“Voo do Melhor Amigo” leva 20 toneladas de ração para pets resgatados no Rio Grande do Sul

Itens como caixas de transporte, camas e bebedouros também foram enviados para os animais que estão em abrigos

Salvar a vida e cuidar dos animais que sofreram com as enchentes do Rio Grande do Sul é parte importante do trabalho do Governo Federal. Com o propósito de dar mais conforto e alimentação adequada aos pets, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na manhã deste sábado (18), o “Voo do Melhor Amigo”. Em uma força-tarefa, embarcaram para o estado gaúcho 20 toneladas de ração, além de itens essenciais, como caixas de transporte, camas e bebedouros. A aeronave KC-390 Millennium decolou às 11h32 da Base Aérea de Brasília para a Base Aérea de Canoas levando os suprimentos para os animais que estão em abrigos.

Em todo o Rio Grande do Sul, estima-se que cerca de 275 mil cães e gatos tenham sido impactados pela emergência. Até o momento, estima-se que foram resgatados mais de 12,2 mil animais.

Antes da decolagem, foi realizada uma ação com a presença de crianças e cães em um ato simbólico ao envio da ração aos animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Isabela Marra, de 7 anos, foi acompanhada da mãe, Rania Marra, e de seu cachorrinho, Théo. “Muito legal estar aqui hoje, na Base Aérea, porque vai sair um voo cheio de rações para os cachorros lá do Rio Grande do Sul, que estão precisando da nossa ajuda, o Voo do Melhor Amigo”, contou Isabela. “Queremos que os animais do Rio Grande do Sul tenham todo o conforto que o nosso Théo tem em casa”, completou Rania.
     ​
“Muito legal estar aqui hoje, na Base Aérea, porque vai sair um voo cheio de rações para os cachorros lá do Rio Grande do Sul, que estão precisando da nossa ajuda, o Voo do Melhor Amigo”.

Priscila Maia também levou o filho Enrico, de 1 ano e 7 meses, para acompanhar a ação. “É importante trazer as crianças para a conscientização de ajudar o próximo e não esquecer dos animais que também precisam de alimento e de água”, comenta.

Voo do Melhor Amigo – Foto: Divulgação

O brigadeiro do ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, afirmou que as doações não param de chegar e que o envio dos donativos ao Rio Grande do Sul é constante. “Hoje é o voo alimentando o seu melhor amigo. Estamos levando de Brasília 20 toneladas de alimentos para os animais que também precisam”, disse.

A FAB atua desde o dia 30 de abril, na Operação Taquari 2, resgatando pessoas e transportando ajuda humanitária em apoio aos atingidos pelas enchentes no estado gaúcho. “O papel da Força Aérea é unir os anônimos que doam aos anônimos que recebem. E a gente tem procurado fazer isso em todas as nossas ações. Aqui recolhemos no nosso galpão de recebimento, processamos com extremo cuidado e máximo carinho”, afirmou Cavalcanti.

RECURSOS

Em resposta à situação de emergência, o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou a liberação de recursos para ações de socorro e assistência que contemplem a aquisição de insumos para os animais. A Portaria nº 1.710/2024 estabelece critérios para a distribuição dos recursos, considerando a população de cada município.
     ​
Municípios com até 50.000 habitantes podem receber até R$ 45 mil, enquanto aqueles com 50.001 a 100.000 habitantes terão acesso a até R$ 90 mil. Por fim, municípios com mais de 100.000 habitantes poderão receber até R$ 180 mil para aquisição de insumos destinados aos cuidados com animais de estimação.
     ​
A primeira-dama, Janja da Silva, esteve presente na ação deste sábado e destacou a medida. “A gente conseguiu com que os prefeitos possam solicitar à Defesa Civil recursos para os abrigos onde estão os animais resgatados. A gente sabe a dificuldade que é manter esses abrigos porque eles são pequenos em sua maioria. Os prefeitos, a partir de segunda-feira, poderão solicitar à Defesa Civil uma ajuda emergencial para esses abrigos”, afirmou
     ​
QUESTIONÁRIO

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibilizou um questionário sobre as demandas relacionadas aos animais nos municípios afetados pelas chuvas. Até o momento, 132 municípios responderam ao questionário. Nessas regiões, foram registrados um total de 12.380 cães e 2.214 gatos desabrigados, acolhidos em locais temporários.
     ​
As principais necessidades identificadas incluem o fornecimento de ração, vermífugos, antiparasitários para pulgas e carrapatos, caixas transportadoras, guias, coleiras, vacinas (como a puppy ou V10), medicamentos, microchips, além de materiais de higiene e limpeza. O Ministério da Defesa, o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, o ICMBio, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e grupos voluntários de resgate continuam o trabalho de resgate aos animais.

DOAÇÕES

Com grande quantidade de água recebida por doações, o brigadeiro explicou que o foco da organização e das doações mudou, devido à necessidade de itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. “A gente tem visto também a necessidade da parte de higiene pessoal. A gente pediu para que mudasse o foco, tirasse um pouco o foco da água e trouxesse mais para essa parte de higiene pessoal que está precisando bastante e alimentos não-perecíveis que as pessoas sempre precisam”, afirmou.

LOGÍSTICA

As doações são recebidas no centro de processamento, no hangar de distribuição, na Base Aérea de Brasília. O chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica conta que itens de maior necessidade são levados no modal aéreo, que é o mais rápido, em voo de duas horas, mas que existem outras maneiras de as cargas chegarem ao estado: através do modal rodoviário, em três dias, e do multimodal, que une os meios rodoviário, ferroviário e marítimo.
     ​
Através do multimodal, saem cerca de seis contêineres por dia em direção ao Rio Grande do Sul, em uma parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos.
     ​
“Aquilo que se necessita mais rápido: duas horas. Aquilo que nós podemos planejar: três dias. No rodoviário e o multimodal em sete dias. Então é um planejamento contínuo, numa mobilização que não vai cessar, no sentido de organizar para que isso chegue rapidamente. A força aérea vai sim, diuturnamente, não somente receber, mas também processar tudo e levar aos nossos irmãos”, explicou.

VOLUNTARIADO

Os aviões da FAB também transportam os voluntários para atuar diretamente no estado. Um desses voluntários, a médica veterinária Patrícia Silva, moradora do Distrito Federal, embarca neste domingo para auxiliar no cuidado aos animais. “Eu me candidatei para ir ajudar os colegas, que estão em grande quantidade, mas a dimensão da necessidade que tem lá demanda que a gente vá. Não tem como ficar com o coração tranquilo aqui vendo os colegas lá já esgotados. A gente está indo para dar apoio e ficar o tempo que for preciso”, contou Patrícia.

Foto: Cláudio Kbene/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Voo do Melhor Amigo” leva 20 toneladas de ração para pets resgatados no Rio Grande do Sul Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade