Os atendimentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de emergência hospitalar do estado, serão regulados a partir do mês de setembro. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Com a mudança nas operações, o Walfredo Gurgel vai realizar atendimentos para os casos de trauma-ortopedia e serviços de alta complexidade.
Na avaliação da Sesap, a estrutura regulada vai impedir a entrada de pacientes que não sejam politraumatizados ou não possuam condição de saúde que demanda atendimento de urgência. Só serão aceitos casos com a indicação médica.
A secretaria considera que a sobrecarga da unidade é reflexo da busca direta do serviço pela população e também dos encaminhamentos de pacientes dos municípios, muitas vezes de casos de baixa complexidade. Mas, a partir do novo planejamento serão contemplados pelo planejamento “todos os serviços regulados. Se for o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), deve ser regulado. Se for encaminhado de hospitais ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisa de regulação etc.”, explica a Sesap.
Ainda de acordo com a Sesap, a “Área Covid” do hospital não pode ser desativada neste momento para dar espaço a outras patologias, devido à existência de pacientes com essa necessidade na unidade, o que requer isolamento e acomodação de acordo com os protocolos Covid-19.
Foto: Reprodução/Agora RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.