Por Thiago Martins
Para o Por Dentro do RN
A governadora Fátima Bezerra dá posse logo mais ao (não tão) novo secretariado de seu governo. A solenidade será na tarde de hoje, a partir das 15h, no Centro de Convenções de Natal. Tomarão posse os nomes que vêm sendo cogitados e anunciados extraoficialmente e oficialmente desde o final do ano passado. Na prática, a maior parte da equipe é composta por nomes que já faziam parte da primeira administração do governo Fátima, sendo reconduzidos ao cargo ou remanejados para outras secretarias.
Se aliançou
O destaque entre os que tomam posse para o primeiro escalão é, sem dúvidas, o nome do ex-vice-governador, Antenor Roberto (PCdoB), preterido na disputa eleitoral do ano passado por Walter Alves (MDB). Antenor assume a Procuradoria Geral do Estado.
Meu coração é vermelho
Ao lançar a chapa com Walter como vice e tendo Carlos Eduardo (PDT) como candidato a Senador – visto pela estratégia petista como necessária para o pleito do ano passado – Fátima declarou que estava abrindo mão da ‘chapa do coração’ dela – que seria concorrer com Antenor como vice e Jean Paul Prates como candidato ao Senado.
Segue o jogo
A ideia do governo é que, mantendo a mesma equipe, é a garantia de que time que está ganhando não se mexe. Por isso, as poucas alterações.
VAR
O problema é que os novos (e velhos) aliados estão cobrando espaço. Não apenas personagens emblemáticos que saíram de cena sem conseguir se reeleger (ou se eleger) nas eleições do ano passado, mas até mesmo partidos “aliados” já buscaram as mídias amigas falando da importância de seus espaços na administração estadual.
Placar
O PCdoB disse aguardar convites para a Fapern, Cultura, Planejamento e Trabalho. Já o MDB, segundo os bastidores, poderia receber o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Isso sem falar nas outras siglas, que (ainda) não demonstraram sua ‘preocupação’ na participação ativa nas secretarias estaduais.
Classificação
Como vai ficar a classificação desse jogo, isso ainda é incerto. Aguardemos para conferir!
Parabéns, xará!
Registro aqui meus parabéns ao deputado federal por um mês, Thiago Cartaxo (MDB) – xará deste jornalista que vos escreve – que pediu a criação de uma Comissão Especial para analisar o tratamento com os detidos pelas manifestações em Brasília. A proposta é muito boa. O nome disso é Direitos Humanos, e deve valer para toda a sociedade.
Direita humana
Aliás, tem sido no mínimo interessante ver a direita gritando por direitos humanos para os golpistas presos em Brasília. Quem diria, hein…
Ministério da discórdia
Nunca antes na história deste país tivemos tanta discórdia entre ministros/integrantes do governo em tão pouco tempo de governo.
- Haddad X Rui Costa – desoneração dos combustíveis. Venceu Rui Costa
- Lupi X Rui Costa – reforma da previdência. Venceu Rui Costa
- Márcio França X Rui Costa – Privatização do Porto de Santos. Ainda sem vencedor.
Fiéis escudeiros
André Mendonça e Nunes Marques – indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o STF – foram os únicos a divergir do afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do governo do Distrito Federal por 90 dias em decorrência do vandalismo promovido por bolsonaristas radicais em Brasília no domingo (8.jan.2023). O placar foi 9×2 para manter o governador longe do cargo. A decisão de afastá-lo coube ao ministro Alexandre de Moraes.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN
Thiago Martins tem 30 anos, é jornalista formado pela UFRN e atua do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.