Sexta-feira 13: cuidado com os novos radares, por Thiago Martins

Sexta-feira 13: cuidado com os novos radares

Por Thiago Martins
Para o Por Dentro do RN

Sexta-feira 13: cuidado com os novos radares

Foi-se o tempo em que tínhamos medo de passar debaixo de escada num dia como hoje. Nesta simbólica sexta-feira 13 – a primeira do ano de 2023 – o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN), vai iniciar o funcionamento dos novos radares na Região Metropolitana de Natal. Os equipamentos estão posicionados na Zona Sul de Natal e em trechos que já chegam a Parnamirim: avenidas Engenheiro Roberto Freire, Omar O’Grady (Prolongamento da Prudente de Morais) e Rota do Sol. A velocidade varia entre 50 e 60 km/h, a depender do radar. O departamento reforçou a sinalização horizontal e vertical das vias, próximo aos equipamentos.

Gato preto

A simbologia desta data substitui o gato preto – tão mal interpretado – por uma multa que um motorista desatento pode levar. É mil vezes melhor encontrar com o felino do que receber a carta do Detran em casa, né?!

Ressuscitou

Se teve um órgão público – de um modo geral – que conseguiu melhorar o atendimento ao público nos últimos anos, sem dúvidas, foi o Detran-RN. Vistoria de veículos, emplacamento, habilitação e renovação, etc. Há muita praticidade através do agendamento. Uma melhoria no serviço que destoa, por exemplo, com o “primo pobre” – mas agora, surpreendentemente cobiçado – Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RN), que há décadas enfrenta seríssimas dificuldades na execução de seus serviços essenciais.

UTI

Mas como nem tudo são flores (ahhhh, a burocracia do poder público!), cabe destacar a imensa dificuldade que o Detran-RN enfrenta nos serviços de trânsito das rodovias estaduais no perímetro urbano de Natal – por exemplo, nas que listei onde estão os novos radares. Um semáforo que deixa de funcionar no domingo, por exemplo, é um Deus-nos-acuda, pela dificuldade de se conseguir um contato com o órgão – que está fechado, por só funcionar de segunda à sexta – para que o ajuste seja feito.

Cirurgia

Pode ser o caso de um serviço específico para o setor de trânsito, incluindo o plantão para o recebimento de alertas e denúncias sobre essas questões. Um sinal que deixa de funcionar na Av. Roberto Freire, por exemplo, causa grande dificuldade a quem precisa atravessar a via, a quem vai fazer conversões, etc. Ou, caso isso já exista, é urgente uma maior divulgação, que a população possa ter conhecimento.

Morte na certa

O leitor pode pensar: e por que não transferir a responsabilidade para o município de Natal? A chamada municipalização, até já aprovada pelos vereadores há um tempo, não é uma boa ideia. Hoje, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), não dá conta nem do que tem, quem dirá receber mais coisas ainda.

Velório

E os problemas de sinais são crônicos em Natal. Há uma empresa que cuida(?) disso, mas, chama atenção, vias como a Prudente de Morais e Salgado Filho com a temporização de domingo (em que o tempo do sinal aberto é menor, e o motorista não consegue nem chegar no sinal seguinte). A mentalidade da empresa(?) é de uma Natal dos anos 1960, talvez, com pouquíssimos carros. Hoje, com o alto fluxo que temos, é notório que a cidade não suporta mais a forma que está posta. Resultado: engarrafamentos. Todo domingo, especialmente na Salgado Filho. A falta de controle dos semáforos é total.

1, 2, 3, testando…

Por falar em Natal, em seus problemas e sua resolutividade – já que quem está no cargo há dias, meses e anos não os resolve -, o vereador e deputado federal eleito Paulinho Freire (União) esteve ontem lá na sede da Prefeitura de Natal prestigiando a entrega de novas ambulâncias do Samu Natal. Ele fez um discurso destacando a importância dos novos equipamentos para a saúde. Será um teste caso venha se tornar prefeito de Natal?

Vale lembrar

Paulinho nega que vá concorrer ao Executivo municipal – assim como negou que seria candidato a deputado federal. E foi. E ganhou.

De olho

Quem também estava por lá, só de olho no colega – que talvez venha a ser concorrente – foi o também vereador Kleber Fernandes (PSDB).

Com quem será

Segundo os bastidores, Paulinho e Kleber disputariam a indicação do prefeito Álvaro Dias (PSDB) para serem seus sucessores. Os três evitam falar sobre o tema abertamente. A disputa deve contar ainda com Natália Bonavides (PT) e até mesmo com ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que tentará voltar à cena política local.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

thiago martins

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins tem 30 anos, é jornalista formado pela UFRN e atua do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo