Anvisa suspende fabricação e venda de produtos da marca Fugini

Image

O órgão também fará o recolhimento de lotes da maionese da marca por uso de matéria-prima vencida

Nesta quarta-feira (29.mar.2023), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. Molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup e batata palha são alguns dos alimentos produzidos pela empresa.

A Anvisa tomou essa medida preventiva após realizar uma inspeção sanitária na fábrica paulista e identificar falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Segundo a agência, essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final.

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas aos produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só será possível quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

Além disso, a Anvisa fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida. A exposição à venda ou ao consumo de alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, é considerada infração sanitária e pode representar riscos à saúde do consumidor.

Por meio das redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido e afirmou, em nota, que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados.

“Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo”, afirma trecho da nota divulgada pela empresa.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo