Estado também registrou 1.652 casos de chikungunya e 480 de zika vírus
De acordo com o boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) nesta terça-feira (9.mai.2023), o estado registrou 4.469 casos notificados de dengue, 1.652 casos notificados de chikungunya e 480 casos notificados de zika vírus entre janeiro e abril de 2023.
A incidência da dengue foi de 99,50 casos prováveis por 100 mil habitantes, enquanto a incidência da chikungunya foi de 37,66 casos prováveis por 100 mil habitantes e a incidência da zika foi de 11,30 casos prováveis por 100 mil habitantes.
A Sesap-RN afirmou ter notado um aumento consecutivo nos casos de chikungunya e zika. A pasta destacou a importância de medidas simples de prevenção, como evitar a formação de criadouros do mosquito nas residências e locais de trabalho e receber a visita do agente de endemias.
De acordo com a pasta, os sintomas iniciais das arboviroses podem ser semelhantes e às vezes não tão específicos, por isso é importante observar a diferenciação dos sintomas para que se possa conduzir o tratamento do caso de forma adequada e procurar um serviço de saúde ao apresentar algum sintoma.
Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.