Varíola dos macacos matou 140 pessoas em 111 países
A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o status de emergência em saúde pública de importância internacional da mpox, também conhecida como varíola dos macacos, nesta quinta-feira (11.mai.2023). Em julho de 2022, a entidade decretou o status de emergência em razão do surto da doença em diversos países. Mais de 87 mil casos e 140 mortes foram reportadas em 111 países.
Segundo a OMS, houve uma queda de quase 90% nos casos da doença nos últimos três meses em comparação com o trimestre anterior. No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a mpox continua a apresentar desafios significativos que exigem uma resposta robusta, proativa e sustentável, especialmente para pessoas com infecção por HIV não tratada.
“Entretanto, assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Varíola dos macacos
A mpox é uma doença zoonótica viral que pode ser transmitida para humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. O período de incubação pode variar de três a 21 dias. Depois que as crostas na pele desaparecem, a pessoa infectada deixa de transmitir o vírus.
Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.