A ação foi voltada à fiscalização ao transporte de passageiros
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 19 e 22 de maio, no município de Santa Cruz, na região Trairi do RN, fiscalização integrada em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) com o objetivo de promover segurança viária e a prevenção de acidentes.
A iniciativa ocorreu durante um evento religioso que ocorria na cidade. Segundo a PRF, nos quatro dias de fiscalização foram fiscalizados 242 veículos, dentre estes 35 ônibus. O balanço final do trabalho conjunto foi positivo, não ocorrendo acidentes no trecho de rodovia federal que abrange o município.
Durante a ação as equipes de fiscalização se depararam com a situação irregular do transporte clandestino de passageiros. O transporte clandestino desobedece regras e práticas fundamentais para um transporte seguro e confiável.
Perigos do transporte clandestino
Além de expor os passageiros a risco, afeta a segurança no trânsito de forma geral, pois muitas vezes os infratores não cumprem os requisitos regulamentados, tais como: inspeção veicular prévia, verificação de antecedentes criminais dos motoristas, itens e equipamentos obrigatórios (pneus, extintor de incêndio, cinto de segurança) e, principalmente, a não observância aos direitos dos usuários.
Foto: Divulgação/PRF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.