Trabalhadores reivindicam reajuste salarial enquanto negociações estão travadas
Motoristas do transporte público de Natal anunciaram a deflagração de uma greve a partir de quarta-feira (19.jul.2023). O movimento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (SINTRO-RN), sindicato que representa os trabalhadores das empresas de ônibus da cidade, ocorre devido ao impasse nas negociações da data-base da categoria, que venceu em 1º de maio.
As principais demandas dos trabalhadores incluem um reajuste salarial de 9%, enquanto as empresas oferecem apenas 3%. A greve está prevista para começar às 0h da próxima quarta-feira, após um prazo de 72 horas estabelecido por lei.
O Ministério Público do Trabalho foi acionado para mediar o conflito, e reuniões estão agendadas para segunda-feira e terça-feira (17 e 18.jul), na tentativa de chegar a um acordo entre as partes. Até o momento, as empresas de ônibus representadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) não emitiram um posicionamento oficial sobre a greve dos rodoviários, informando apenas que as negociações ainda estão em andamento. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) também não se pronunciou.
Foto: Matheus Felipe/POR DENTRO DO RN/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.