Presidente disse que não foi informado sobre plano e que precisa aprender mais sobre o assunto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3.dez.2023) que desconhece a intenção do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, de estudar a possibilidade de abrir uma sucursal da empresa no Oriente Médio.
Em entrevista a jornalistas, após sua participação na COP28, em Dubai, Lula disse que não foi informado sobre o plano e que precisa aprender mais sobre o assunto.
“Você deve fazer a pergunta para o Jean Paul Prates. Eu não fui informado que a gente vai criar uma Petrobras aqui”, disse o presidente.
“Como a cabeça dele é muito fértil e ele pensa na velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, preciso aprender o que é isso que ele vai fazer. Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei no quê”, afirmou Lula.
A declaração de Lula contrasta com a fala de Prates, que afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que a subsidiária seria chamada de “Petrobras Arábia”.
A abertura de uma sucursal da Petrobras no Oriente Médio seria uma estratégia para a empresa ampliar sua presença em um mercado estratégico para o setor de petróleo e gás. A região é responsável por cerca de 25% da produção mundial de petróleo.
A decisão da Petrobras de aderir à Opep+, que reúne os principais produtores de petróleo do mundo, também pode ter motivado a avaliação da empresa sobre a abertura de uma sucursal no Oriente Médio. A adesão à Opep+ pode aumentar a demanda por petróleo brasileiro na região.
Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado/Arquivo/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.