Republicanos aprovam processo por suposta corrupção do filho do presidente
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13.dez.2023) a autorização formal para uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden. A votação, que ocorreu por 221 votos a favor e 212 contra, foi liderada pelos republicanos, que acusam Biden de usar sua influência como vice-presidente para permitir que seu filho Hunter Biden fizesse negócios obscuros na China e na Ucrânia.
A Casa Branca classificou a investigação como “infundada e politicamente motivada”. Biden está se preparando para disputar as eleições de 2024 com seu antecessor republicano, Donald Trump, que também foi alvo de um processo de impeachment.
A investigação ainda não encontrou provas de irregularidades por parte de Biden, mas pode ajudar os republicanos a destacarem suas alegações de corrupção ao longo da campanha de 2024.
A votação ocorre três meses após os republicanos iniciarem informalmente a investigação. Mesmo que a Câmara vote pelo impeachment do presidente, o Senado teria que votar para condená-lo pelas acusações por uma maioria de dois terços, o que é improvável, já que os democratas têm maioria na Casa.
Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.