Quatro baleias morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Quatro baleias morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Grupo de 21 baleias encalhadas mobiliza projeto Cetáceos da Costa Branca e Cemam

Quatro baleias-piloto morreram após um grupo de 21 animais encalhar nas praias de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. O incidente ocorreu na manhã de sexta-feira (31.mai.2024) e foi confirmado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Inicialmente, uma fêmea de cerca de 4 metros foi encontrada morta na praia de Zumbi na tarde de sexta-feira, sem sinais de interação antrópica, ou seja, sem evidências de envolvimento humano. Durante a madrugada, os biólogos e veterinários identificaram outras duas baleias mortas, elevando o número para três. Na manhã de sábado (1°.jun), foi registrado o quarto óbito.

As equipes de resgate realizaram coletas biológicas dos animais mortos, incluindo amostras das cabeças para análise do aparato auditivo, responsável pelo equilíbrio e orientação dos indivíduos. Segundo o professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca, embora os animais estejam em águas rasas, a profundidade é insuficiente para a segurança dos resgatadores humanos. “O protocolo indica que a área segura para o humano é com a água até a cintura, e a parte onde a maioria delas está não permite isso”, explicou Lima.

Cerca de 15 profissionais do Projeto Cetáceos e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) estão no local monitorando e prestando assistência aos animais. Uma força-tarefa também está sendo organizada para enterrar os animais mortos, conforme os protocolos ambientais.

As baleias-piloto, apesar do nome, são uma espécie de golfinho de grande porte, semelhante às orcas. O encalhe de grupos como este pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, possivelmente causada por doenças. Esses animais, comuns em águas profundas, raramente são vistos próximos às praias do Rio Grande do Norte.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo