Ministério da Saúde anuncia nova policlínica em Natal

Ministério da Saúde anuncia nova policlínica em Natal

Projeto do Novo PAC visa modernizar atendimento e beneficiar mais de 19 milhões de pessoas em 24 estados

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26.jun.2024), a construção de uma nova policlínica em Natal, capital do Rio Grande do Norte, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com um investimento de R$ 1,65 bilhão, a iniciativa busca modernizar as instalações e aprimorar o atendimento à população. Ao todo, 55 policlínicas serão distribuídas por 24 estados, beneficiando mais de 19 milhões de pessoas.

Segundo Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) da pasta, esta é a primeira vez que policlínicas são construídas com financiamento federal. O valor médio por unidade poderá chegar a R$ 30 milhões, incluindo obras, equipamentos e mobiliário.

O projeto prevê que as policlínicas funcionem como centros integrados de cuidado, atendendo núcleos de atenção ao homem, mulher, crianças e outros públicos que necessitam de acompanhamento especial. Além disso, incluirão espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias.

A arquiteta responsável pela planta, Mirela Pessatti, destacou a proposta de centralização dos procedimentos em um único local para otimizar o tempo dos pacientes e melhorar os resultados dos tratamentos. “Com isso, desafogamos outros pontos de atenção como os hospitais, otimizamos tempo e salvamos mais vidas, agindo em tempo oportuno”, explicou.

As novas unidades oferecerão exames gráficos e de imagem, consultas clínicas de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades e pequenos procedimentos cirúrgicos. Também servirão como espaços de formação, qualificação e fixação de profissionais de saúde, além de apoiar a inteligência sanitária nos territórios através da tecnologia da informação e regulação interna.

Seguindo parâmetros de sustentabilidade, as policlínicas serão projetadas para maximizar a ventilação e iluminação natural, reutilização de água e captação de energia solar, priorizando materiais de baixa manutenção. Os consultórios e espaços de exames estarão equipados para a implementação da telessaúde, com instalações de dados e lógica adequadas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal