Explosão em galeria subterrânea em Parelhas deixa um morto e dois feridos; investigação em andamento
Um acidente registrado na tarde desta terça-feira (6.ago.2024) em uma mineração de turmalina paraíba, localizada na zona rural de Parelhas, na região do Seridó potiguar, resultou na morte de José Edson Gomes dos Santos, um operário de 28 anos. Outros dois trabalhadores ficaram feridos devido a uma falha de comunicação que resultou na detonação de explosivos enquanto os operários ainda estavam na galeria subterrânea.
Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a explosão ocorreu por volta das 16h40. “Aparentemente, houve uma falha de comunicação e detonaram a mina com três operários dentro. Vamos averiguar se há culpados criminalmente, mas inicialmente parece que foi essa falha de comunicação”, afirmou o delegado Tassio Melo, que esteve no local.
A empresa Brazil Paraíba Mine, responsável pela mineração, emitiu uma nota afirmando que “ainda é prematuro para informarmos as causas do acidente, mas estamos comprometidos com as investigações para que elas possam nos trazer as respostas que todos precisamos. Enquanto isso, estamos tomando todas as providências cabíveis”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte de José Edson às 16h54, constatando que ele apresentava múltiplos traumas. José Edson trabalhava na mina há cerca de cinco anos.
Os dois trabalhadores feridos foram levados ao Hospital Municipal Dr. José Augusto Dantas. Um deles foi liberado após atendimento, enquanto o outro foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O corpo de José Edson foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Caicó.
A Brazil Paraíba Mine opera legalmente na região e conta com mais de 200 funcionários. As investigações continuam para determinar as causas exatas do acidente e possíveis responsabilidades.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.