Servidor da Previdência Social é afastado sob suspeita de facilitar fraudes em empréstimos consignados e benefícios
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (23.ago.2024), a Operação Hoplias, que visa desmantelar um esquema de corrupção envolvendo um servidor público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte. O esquema, que também contava com a participação de agentes de crédito, consistia em fraudes para concessão indevida de empréstimos consignados e desbloqueios de benefícios, além da geração de créditos retroativos.
A operação, que conta com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP/MPS), cumpre sete mandados de busca e apreensão emitidos pela 14ª Vara da Justiça Federal do RN. Além disso, foi determinado o afastamento cautelar do servidor público investigado, que ocupava uma posição de confiança dentro da autarquia.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários e pela Inteligência Previdenciária, o servidor utilizava seu acesso aos sistemas do INSS para modificar dados, facilitando a concessão de empréstimos e desbloqueios de benefícios de maneira fraudulenta. Ele contava com o apoio de agentes de crédito que agiam como intermediários no esquema. Em alguns casos, o servidor atuava sozinho, exigindo pagamentos diretos dos beneficiários para realizar procedimentos que eram parte de suas funções oficiais, transformando seu cargo em um “balcão de negócios”.
O nome da operação, Hoplias, faz alusão ao gênero científico do peixe conhecido como traíra, um predador que age de forma sorrateira, refletindo a natureza dissimulada do servidor investigado.
Foto: Divulgação/PF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.