Carga apreendida será doada ao programa SESC Mesa Brasil após irregularidades no transporte
Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 337 quilos de lagosta na manhã desta segunda-feira (26.ago.2024), no km 150 da BR 406, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. A carga, que estava sendo transportada em desacordo com a legislação ambiental, foi interceptada durante uma fiscalização a um veículo modelo Saveiro, de cor branca.
Os policiais constataram que toda a carga de lagosta estava morta, o que fere a legislação que determina que, no mínimo, 70% do crustáceo deve estar vivo durante o transporte. Esta medida é crucial para evitar a extinção da espécie, já que o transporte inadequado compromete a renovação dos estoques pesqueiros.
O motorista responsável pelo transporte foi conduzido à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para prestar esclarecimentos. A carga apreendida foi encaminhada ao IBAMA e, posteriormente, doada ao projeto SESC Mesa Brasil, que redistribuirá os alimentos para instituições beneficentes. A apreensão evidencia a importância das operações de fiscalização para a preservação dos recursos naturais e o combate ao comércio ilegal.
Foto: Divulgação/PRF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.