Obra da engorda da praia de Ponta Negra segue paralisada há duas semanas

Obra da engorda da praia de Ponta Negra segue paralisada há duas semanas

Após 15 dias de paralisação, a obra de engorda da Praia de Ponta Negra em Natal ainda não tem data para ser retomada

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, permanece paralisada há mais de duas semanas, e sua retomada segue sem previsão. O município aguarda o resultado de um laudo técnico contratado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), que será determinante para definir os próximos passos do projeto.

A paralisação ocorreu em 3 de setembro, apenas quatro dias após o início dos trabalhos, devido a problemas detectados nos sedimentos retirados de um banco de areia licenciado, localizado a aproximadamente 7 quilômetros da costa, próximo ao Farol de Mãe Luiza. A areia retirada da jazida, que já havia sido analisada em estudos realizados em 2015 e 2021, apresentou uma quantidade significativa de cascalho, tornando-a inadequada para o projeto de engorda.

O laudo que está sendo aguardado será o terceiro estudo técnico realizado na área nos últimos nove anos. O objetivo é determinar se a areia disponível no local é adequada para a continuidade da obra de engorda, que visa mitigar os efeitos da erosão na orla de Ponta Negra.

Apesar do prazo inicial para a entrega do laudo ser de 7 a 10 dias, o período já foi ultrapassado. A DTA Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, afirmou que todos os comunicados estão sendo realizados pela Prefeitura de Natal. Por sua vez, o município declarou que só irá se manifestar oficialmente após a conclusão do laudo técnico.

Enquanto isso, a draga holandesa, equipamento fundamental para a realização da obra, permanece próxima à orla e a tubulação voltou a ser instalada, aguardando a liberação para reinício dos trabalhos.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo